16/10/2025 às 14:44
Deve acontecer, logo mais às 15h – no horário de Brasília, o encontro entre o ministro brasileiro de Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o secretário de Estado do governo norte-americano, Marco Rubio. A reunião vai ser na Casa Branca, sede do governo dos Estados Unidos, em Washington. Na pauta, o tarifaço imposto pelos Estados Unidos aos produtos brasileiros exportados para lá, que está em vigor desde agosto.
A chance de os chefes de Estado dos dois países conversarem surgiu na assembleia geral da ONU, ocorrida no mês passado, em Nova Iorque.
Na ocasião, Trump e Lula se encontraram rapidamente, e, ao discursar, Trump mencionou que houve “uma boa química entre ambos” para conversar sobre o impasse.
Há exatos 10 dias, o presidente norte-americano telefonou para Lula, que já estava aqui no Brasil. E Lula relatou a conversa nessa quarta-feira (15), no evento em alusão ao Dia do Professor, no Rio de Janeiro.
"Ele me ligou e eu falei, presidente, eu queria estabelecer uma conversa sem liturgia. Eu estou fazendo 80 anos, você vai fazer 80 anos no dia 14 de julho. Significa que eu sou 8 meses mais velho do que você, então vamos nos tratar de você. E aí comecei a falar o que eu achava que deveria ter falado. Não pintou química, pintou uma indústria petroquímica. E vamos ter a conversa de negociação."
Foi nessa conversa que Trump definiu que as negociações seriam encaminhadas pelo secretário de Estado Marco Rubio.
Mauro Vieira está nos Estados Unidos desde o início desta semana. Na quarta, ele cumpriu agenda oficial de reuniões na embaixada brasileira, em Washington, capital do país.
1:37Continuar lendo ...
Para ler no celular, basta apontar a câmera