15/10/2025 às 21:57
Os portos do país bateram recorde de movimentação em agosto, mesmo após o tarifaço imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. No primeiro mês após a entrada em vigor das medidas, a movimentação portuária foi quase 8% maior do que a registrada no mesmo período do ano passado. As informações são do Estatístico Aquaviário da Antaq, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários.
O relatório confirma a alteração de rotas provocada pelas restrições impostas pelo governo norte-americano, mostrando que o Brasil soube se ajustar ao tarifaço.
As exportações cresceram 3,2% na comparação com agosto de 2024, com aumento importante de remessas para Índia, México, Argentina e China; e queda de 17% no volume de exportações para os Estados Unidos.
De acordo com a Antaq, o crescimento de agosto foi maior nos terminais privados. O porto público com maior alta no mês foi o de Itajaí, em Santa Catarina, com a retomada das atividades pelo governo federal. No acumulado de 2025, Itajaí já dobrou a movimentação de todo o ano passado, chegando a 2,5 milhões de toneladas.
1:22Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera