13/10/2025 às 12:52
Na próxima sexta-feira, dia 17, é celebrado o Dia Nacional da Vacinação. Uma estratégia considerada das mais eficazes de saúde pública no mundo.
Para se ter uma ideia, a OMS - Organização Mundial da Saúde - estima que as vacinas previnem de 3 milhões e meio a 5 milhões de mortes por ano por doenças como difteria, tétano, coqueluche, gripe e sarampo.
E para promover a imunização, pesquisadores da Universidade Federal Fluminense desenvolveram o aplicativo Mais Vacinas.
A ferramenta oferece lembrete automáticos sobre novas doses; recursos práticos para facilitar a organização do calendário vacinal; e a localização dos postos de saúde mais próximos.
O aplicativo é fruto de um estudo desenvolvido por uma equipe multidisciplinar, composta por professores e estudantes da área da Saúde e de Ciências da Computação.
Segundo os responsáveis pelo projeto, ele funciona tanto em celulares quanto em computadores e pode ser acessado mesmo offline, o que facilita o uso em regiões com conexão limitada à internet.
O aplicativo também apresenta curiosidades que ajudam o usuário a compreender o processo de imunização de forma lúdica e educativa.
O Mais Vacinas está disponível para acesso gratuito em maisvacinas.netlify.app
2:06Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera