13/08/2025 às 13:22
Acontece nesta quarta-feira (13) o lançamento do Instituto Central, a mais nova empresa de pesquisa do país, num formato inédito: cooperativo, de alcance nacional e com foco em escuta qualificada nos territórios populares. A iniciativa integra o ecossistema da Favela Holding — grupo com mais de 30 empresas — e conta com o apoio social da Central Única das Favelas e parceria da Data Goal para a realização de seu primeiro levantamento.
Pesquisadores cooperados de todo o país vão começar um trabalho inédito com mais de 10 mil pessoas em conflito com a lei. A meta é apurar pelo menos 24 estados em 22 dias. O estudo vai abordar temas como família, formação, hábitos, cotidiano, consumo, sonhos e perspectivas de futuro. A proposta central é humanizar e compreender de forma aprofundada esses territórios.
Em um segundo momento, a mesma metodologia será aplicada a policiais, permitindo uma base comparativa inédita.
Para marcar a estreia do Instituto, multiplicadores e cooperados de todo o Brasil realizam uma aula final em suas regiões. No Rio de Janeiro, um encontro na unidade da CUFA na Penha, zona norte da cidade, reúne representantes de comunidades como Rocinha, Alemão, Acari, Vila dos Pinheiros, Serrinha e Penha. Após a aula, a pesquisa de campo terá início simultaneamente na Penha e em outras comunidades do país, como Sol Nascente, no Distrito Federal; além de Heliópolis e Paraisópolis, em São Paulo.
1:52Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera