16/07/2025 às 15:26
Mais de 1,5 milhão de aposentados e pensionistas vítimas de fraudes no INSS serão ressarcidos a partir da próxima semana. Serão beneficiados aqueles que aderirem ao acordo de reembolso até a segunda-feira (21) para receber a partir de 24 de julho.
Nesta quarta-feira (16), em participação no programa Bom Dia, Ministro, da EBC, o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, explicou que esse será o primeiro lote da devolução dos valores cobrados indevidamente por entidades associativas.
Os beneficiários que aceitarem o acordo, se comprometem a não entrar na Justiça contra o governo. A devolução será feita direto na conta, de graça, sem burocracia e seguindo a ordem de adesão. Pode participar quem já fez a contestação, mas não teve retorno das entidades associativas. Segundo Wolney Queiroz, o pagamento será integral, corrigido pelo IPCA e depósitos diários.
Cerca de 2,5 milhões de pedidos estão aptos a assinar o acordo. 340 mil beneficiários já aceitaram. O ministro Wolney Queiroz explicou que o atendimento é feito de forma automática a indígenas, quilombolas e idosos com mais de 80 anos.
Os beneficiários têm até 14 de novembro para participar. A adesão e a consulta do valor a receber são feitas somente pelo aplicativo Meu INSS ou presencialmente em uma agência dos Correios. Não é necessário enviar nenhum documento. Não é possível aderir ao acordo por telefone.
2:25Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera