10/07/2025 às 18:41
O número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave caiu ou se manteve estável na última semana, na maior parte do país, de acordo com o último Boletim InfoGripe da Fiocruz, divulgado nesta quinta-feira (10).
A redução foi impulsionada pela queda nas hospitalizações por VSR, Vírus Sincicial Respiratório, em crianças pequenas, e por influenza A, em idosos.
O estudo mostra estabilidade dos casos de Covid-19, com exceção do Rio de Janeiro, único estado a registrar um leve aumento.
A pesquisadora do InfoGripe, Tatiana Portella, alerta que ainda há crescimento pontual das infecções respiratórias graves em algumas faixas etárias e que os números de internações seguem elevados.
“A gente observa que a incidência dos casos de SRAG permanece elevada em boa parte do país. Portanto, a gente continua pedindo para que as pessoas que ainda não tomaram a vacina contra a gripe, que tomem a vacina contra o vírus. E também a gente pede para que as pessoas continuem tendo alguns cuidados. Então, usar máscara dentro dos postos de saúde, em locais com maior aglomeração de pessoas e com menor circulação de ar”.
Entre as crianças pequenas, os casos ligados ao VSR continuam altos na maioria dos estados, com exceção de Tocantins e Distrito Federal.
Já entre os idosos, as infecções causadas por influenza A variam de nível moderado a muito alto em toda a região Centro-Sul, além de alguns estados do Norte e do Nordeste.
Até a primeira semana de julho, foram notificados quase 127 mil casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave. Desses, mais de 66,5 mil tiveram resultado positivo para algum vírus respiratório: 46% foram causados por VSR, quase 27% por influenza A, 1% por influenza B, 22% por rinovírus e mais de 7% por Covid-19.
*Com supervisão de Fabiana Sampaio
2:23Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera