08/07/2025 às 11:24
Uma estrangeira em situação de vulnerabilidade no Porto de Manaus foi resgatada e levada de volta para seu país de origem, a Colômbia. Segundo a Polícia Federal, a ação de resgate da colombiana - que não teve a identidade revelada - ocorreu em parceria com o Consulado da Colômbia na capital do Amazonas.
A mulher havia fugido de uma relação profissional abusiva que enfrentava no município de Santarém, no Pará. Após ter sido acolhida pelas autoridades, foi providenciado seu retorno a partir do Aeroporto Internacional de Manaus, nesse final de semana.
De acordo com a PF, a ação demonstra o compromisso com a proteção dos direitos humanos e a importância da cooperação internacional para situações de risco envolvendo cidadãos estrangeiros.
Esse foi apenas um caso recente de um problema maior. Segundo o Relatório Nacional sobre Tráfico de Pessoas, lançado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública na semana passada, os migrantes sul-americanos, especialmente bolivianos e paraguaios, são os grupos com mais alta vulnerabilidade em território brasileiro. Só no ano passado, o Brasil autorizou a residência de 83 pessoas desses dois países, vítimas de violação de direitos por causa da condição de migrantes.
Para qualquer cidadão acompanhar casos como esses, o Ministério da Justiça lançou também um Painel de Dados, uma ferramenta interativa desenvolvida pela Secretaria Nacional de Justiça, com informações sobre o enfrentamento a esse problema.
O relatório e o painel fazem parte das ações previstas para este mês, em referência ao Dia Mundial e Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, em 30 de julho.
1:35Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera