Sousa/PB -

Extras

Serra Talhada (PE) festeja os 128 anos de nascimento de Lampião

Rádio Agência

04/07/2025 às 20:55

Tamanho da Fonte

Começou nesta sexta-feira (4) em Serra Talhada, Pernambuco, os festejos pelos 128 anos de nascimento de Lampião. 

Até o próximo domingo, o “Tributo a Virgolino - A Celebração do Cangaço” vai movimentar o terreiro da Casa de Lampião, que fica no Sítio Passagem das Pedras, onde nasceu o cangaceiro, localizado na zona rural da cidade.

O Tributo marca também os 30 anos do grupo “Fundação Cultural Cabras de Lampião”, que há três décadas mantém viva a memória não só do cangaceiro, mas tudo que envolve a história do cangaço, dos sertanejos, além do Xaxado e a musicalidade que envolve essa cultura. 

A programação, com atividades durante todo o dia, começa a partir das 9h e conta com mais de 300 brincantes, entre grupos de xaxado, maracatu, coco, capoeira e dança de São Gonçalo.

O encontro cultural terá ainda feira de artesanato; feira de livros de cangaço e cordel, espaço de gastronomia regional, shows musicais; teatro; mostra de filmes; repentistas; bacamarteiros e bandas de pífanos.

Entre as atrações musicais, destacam-se o mestre Assisão, Trio Nordestino e George Silva.

O espaço recebe ainda a exposição “Lampião por Ele Mesmo – Bilhetes de Lampião” e a palestra Conversas de Cangaceiros, que vai abordar os confrontos entre as Famílias Pereira e Carvalho, no Sertão do Pajeú, e que será ministrada pela jornalista e pesquisadora Vera Ferreira, neta de Lampião e Maria Bonita e pelos escritores e pesquisadores do cangaço Valdir Nogueira e Anildomá Willans de Souza. 

1:45

Continuar lendo ...
Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera