04/07/2025 às 21:34
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), incluiu na pauta de terça-feira (8) do plenário o projeto de lei que libera cassinos, bingos e jogo do bicho, já aprovado na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Casa.
Alcolumbre e o relator, senador Irajá Abreu (PSD-TO), tentaram votar o projeto em dezembro, mas precisaram recuar por risco de derrota. Na CCJ, a proposta avançou em junho do ano passado com placar apertado de 14 votos sim e 12 não.
Se for aprovado pelo plenário do Senado sem mudanças, mantendo o texto de 2022 da Câmara dos Deputados, o projeto vai à sanção presidencial.
A possibilidade de votação foi divulgada nesta sexta-feira (4), surpreendendo até mesmo parlamentaress. Alcolumbre cancelou a reunião de líderes desta semana -que ocorre normalmente às quintas-feiras. Questionado pela reportagem na quarta (2), respondeu que o cancelamento era prerrogativa do presidente.
Mesmo diante da discussão em curso nos últimos meses sobre o risco de vício das bets e o impacto no orçamento das famílias brasileiras, senadores contrários ao projeto dos bingos temem haver votos para aprovação.
Em uma demonstração de força, o presidente do Senado articulou a aprovação do projeto de lei que aumenta o número de deputados federais de 513 para 531, na semana passada. A proposta foi aprovada com 41 votos favoráveis, exatamente o mínimo necessário.Leia mais (07/04/2025 - 21h34)
Para ler no celular, basta apontar a câmera