03/06/2025 às 13:39
As vendas do Dia dos Namorados deste ano devem sofrer uma pequena queda no número de consumidores em relação a 2024. É o que aponta uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Até o próximo dia 12 de junho, cerca de 93 milhões de consumidores irão às compras motivados pela data, 2,9 milhões a menos em comparação ao ano passado.
Mas, mesmo com essa pequena queda, a expectativa é que a data movimente R$ 22 bilhões. A média será de 1,4 presente por consumidor, já que 61% pretendem comprar um único presente, enquanto 27% pretendem adquirir pelo menos dois itens. Entre os presentes mais procurados estão roupas, com 38%, cosméticos, com 34%, e calçados e jantar romântico aparecem com o mesmo percentual: 20% irão optar por este item para presentear. A média de valor com os gastos será de R$ 238 por compra, com 69% pretendendo pagar à vista, sendo 34% via Pix, enquanto 28% irão parcelar o valor do presente.
Os consumidores casados aparecem em primeiro lugar, com 58% dos esposos e esposas, no ranking dos principais presenteados, enquanto 34% pretendem presentear os namorados ou namoradas.
Do grupo que não irá comprar presentes, o maior percentual envolve, claro, quem não possui nenhum tipo de relacionamento, que são 51%, mas chega a 12% os que irão priorizar o pagamento de dívidas, e 11% apontam a falta de dinheiro.
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