Sousa/PB -

Extras

Após o carnaval, Lula viajará para o Egito e à Etiópia

Rádio Agência

12/02/2024 às 10:35

Tamanho da fonte

Depois de descansar no Carnaval, o presidente Lula, viaja, para o Egito e à Etiópia. Os dois países são os mais novos integrantes do Brics, entraram para o grupo no início do ano. A ideia é reforçar a agenda internacional do Brasil junto aos países africanos, buscar parcerias e ampliar o comércio por meio de uma agenda comum.

Temas como combate à desigualdade e à fome, transição energética e mudanças climáticas, além de reforma das instituições internacionais serão discutidos. O Brasil tem defendido, reformas nos bancos internacionais, como o FMI e Banco Mundial, assim como no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), como forma de aumentar a representação dos países do Sul Global nesses espaços.

A primeira etapa da viagem será para o Egito, na quarta-feira (14), onde Lula fica até quinta (15), antes de seguir para a Etiópia. No Cairo, está marcada uma reunião com o presidente Abdel Fattah El-Sisi e uma provável visita à Liga Árabe, grupo de países que tem sua sede na capital do Egito.

Já na Etiópia, reuniões bilaterais e participação como convidado, da Assembleia da União Africana, entidade que representa os cerca de 50 estados do continente e tem sua sede na Adis Abeba, capital da Etiópia. Além de Lula, devem participar da assembleia, como convidados, o secretário-geral da ONU, António Guterres, e o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas.

Geral Brasília 12/02/2024 - 10:35 Ana Lúcia Caldas/ Marizete Cardoso Priscilla Mazenotti - Repórter da Rádio Nacional Lula Brics Etiópia Egito segunda-feira, 12 Fevereiro, 2024 - 10:35 1:36

Continue lendo ...
Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera