O Presidente da Ordem dos Advogados, Seccional da Cidade de Sousa, Dr. Ney Formiga, revelou que está sendo preparado um Manifesto em frente ao Fórum José Mariz no próximo dia 07 de agosto, às 9h para revelar de forma pública a insatisfação da categoria com a magistratura local.
De acordo com Dr. Ney Formiga, já se passou mais de ano que a Comarca de Sousa foi elevada a 3.ª Entrância, porém continuam os mesmos problemas com a falta de Juízes, especialmente na 7.ª Vara.
— Estou convocando a população sousense, todos os advogados, e advogadas para um pontapé inicial sobre esse manifesto de efetividade da 3.ª Entrância da Comarca de Sousa. Não é permitido que há mais de um ano de efetividade, e Sousa ainda com falta de Juízes, servidores, celeridade processual, e observância das prerrogativas, justificou.
No dia 09 de julho de 2022, o Município de Sousa foi elevada a condição de 3a Entrância. A unidade judiciária foi alçada através da Lei Complementar nº 176/2022, publicada na edição do Diário Oficial do dia 15 de junho.
O evento naquela ocasião em Sousa contou com a presença de magistrados, advogados, promotores e representantes dos Poderes Executivo e Legislativo, ocasião em que o termo de elevação da comarca foi assinado pelas autoridades.