Sousa/PB -
caminhada ecológica

SOUSA: Primeira caminhada agroecológica é realizada em São Gonçalo, no alto sertão

A iniciativa é promovida pelo IFPB para valorização do potencial histórico e turístico da região

Da Redação Repórter PB

17/08/2022 às 15:55

Imagem O evento também contou diretamente com o apoio de empresas locais

O evento também contou diretamente com o apoio de empresas locais ‧ Foto: divulgação

Tamanho da fonte

A 1ª Caminhada Agroecológica: Redescobrindo a Terra do Sol visa promover o conhecimento científico e a valorização do turismo local a partir de um projeto acadêmico que pretende difundir trilhas agroecológicas como roteiro de lazer e atração para moradores e visitantes na região de São Gonçalo, em Sousa, Paraíba.

O evento realizado nesta terça, 16/08, percorreu em seu itinerário os principais pontos turísticos e históricos do distrito de São Gonçalo, contou com a participação de 70 inscritos entre estudantes do IFPB, servidores, trilheiros e convidados. A largada da caminhada se deu no pátio pedagógico do IFPB e contemplou paradas na histórica sede da antiga Cooperativa CAMISG, DNOCs, Rua das Tamarineiras, Orla do Rio Piranhas, a centenária Rua Dezesseis, canal e açude de São Gonçalo, além da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes. Foram três horas de percurso e contato direto com a vegetação, trilhas e herança arquitetônica e histórica da cidade. Também houve aula de alongamento e preparação física para iniciar, uma mesa de degustações com produtos da região e sorteio de brindes. 

O projeto foi desenvolvido como atividade interdisciplinar pelos alunos dos cursos de Agroecologia e Medicina Veterinária, os quais foram responsáveis pela elaboração, organização e oferta do evento, sob a supervisão dos professores envolvidos Gilton Góes,  Marcelle Afonso e Racknelly Soares. “Além de promover a interação entre os cursos e suas ciências, essa atividade é mais uma iniciativa do IFPB, campus Sousa, para fortalecer seu compromisso em fomentar o desenvolvimento educacional da região e, por meio dele, gerar oportunidades de empreendedorismo e sustentabilidade”, acrescentou a professora Marcelle Afonso.  

O evento também contou diretamente com o apoio de empresas locais, que contribuíram para promoção turística da região: Vó Ita, Isis, Grupo Barbosa, Avanna’s Espaço de Beleza, Praçai, Restaurante Fogão a Lenha, Lanchonete do Padeiro e Cristovão do Côco. “Atividades como essa contribuem para valorização da riqueza ambiental desse lugar e fomenta atividades de negócio para o desenvolvimento econômico da região, ressaltou a empresária Avanna Alves. Além disso, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e a Sttrans Sousa estiveram presentes para garantir a segurança e comodidade dos participantes durante o percurso. 

 

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.