Sousa/PB -
Resultado

Hospital Regional de Sousa divulga números de atendimentos e pontua avanços no primeiro semestre de 2019

No que se refere a internações, totalizamos 2.591 pacientes internados nos setores de clínica médica, cínica cirúrgica, traumatológica

Da Redação Repórter PB

08/07/2019 às 21:05

Imagem Divulgação

Divulgação ‧ Foto: Repórter PB

Tamanho da fonte

De janeiro a junho de 2019, tivemos a demanda de 37.169 atendimentos (adulto, pediátrico, obstétrico, ortopédico) e urgência e emergência no eixo amarelo e vermelho. Considerando a grande demanda devido ao período sazonal para doenças respiratórias e arboviroses, principalmente no setor de pediatria sendo 52% do valor total.

No que se refere a internações, totalizamos 2.591 pacientes internados nos setores de clínica médica, cínica cirúrgica, traumatológica, UTI, clínica obstétrica e pediátrica. Para uma capacidade instalada de 85 leitos de internação e com taxa de ocupação média de 90%.

Foram realizadas 878 cirurgias (sendo 480 cirurgias gerais, 298 cirurgias de ortopedia, 100 cirurgias de catarata), 1.600 pequenas cirurgias e 597 partos.

Na obstetrícia, além dos 597 partos, realizamos 382 testes do pezinho, 540 testes do coraçãozinho, 393 doses de vacina de hepatite B e 393 doses de vacina BCG. Além dos atendimentos de apoio e incentivo a amamentação e os serviços oferecidos pelo Posto de coleta de Leite Humano.

Para apoio e diagnóstico, somamos 24.037 exames laboratoriais, 2.111 ultrassonografias, 6.957 radiografias, 378 tomografias, 567 eletrocardiogramas, entre outros como endoscopia, colonoscopia, eco cardiogramas, ETC.

NESSE SEMESTRE, OBTIVEMOS ALGUNS AVANÇOS POR MEIO DE IMPLANTAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE AÇÕES IMPORTANTES PARA A MELHORIA NA QUALIDADE DA ASSISTÊNCIA PRESTADA

A VISITA MÉDICA HORIZONTAL NA CLÍNICA CIRÚRGICA E UTI, já tínhamos a visita médica horizontal nos setores de clínica médica, clínica pediátrica e obstétrica e vendo as melhorias, implantamos também na clínica cirúrgica e Uti. Esse método, possibilita que o médico diarista acompanhe o paciente desde a sua chegada na internação, evolução e alta.

MÁQUINA DE HEMODIÁLISE NA UTI, A hemodiálise para pacientes que se encontra na UTI está sendo realizada a beira de seu leito, não sendo mais necessário a locomoção do paciente.

SALA DA REDE CUIDAR, um espaço voltado ao acompanhamento de recém-nascidos e crianças cardiopatas, sendo feito o segmento clínico com a pediatra da unidade via teleconferência com a cardiologista da rede.

CONSTRUÇÃO E INSTALAÇÃO DE RESERVATÓRIOS DE ÁGUA, 03 caixas de água, cada uma com capacidade para 5.000 litros de água que serão destinados aos setores centro cirúrgico, Central de Material de esterilização-CME e Clínica Médica.

AQUISIÇÃO DE ENXOVAL HOSPITALAR, buscando atender a grande demanda de procedimentos e pacientes e considerando que a lavanderia hospitalar é um dos serviços de apoio ao atendimento dos pacientes, estamos realizando trimestralmente aquisição de enxoval hospitalar (lençóis, Kits cirúrgicos, toalhas, ETC).

AMBULÂNCIA, por meio da SES/PB adquirimos uma ambulância de suporte avançado, destinada ao transporte de pacientes que necessitam de cuidados móveis intensivos entra a rede hospitalar através de regulação.

CENTRO CIRÚRGICO, ativação de mais 01 sala cirúrgica, totalizando 04 salas de cirurgias.

EQUIPAMENTOS, por meio da SES/PB adquirimos 01 Desfibrilador para Área vermelha, 01 Bisturi elétrico para o Centro cirúrgico e 01 Aparelho de Eletrocardiograma para o setor de Emergência.

MONITORAMENTO DE TEMPO DE PERMANÊNCIA DOS PACIENTES POR MEIO DO MÉTODO KANBAN, Ferramenta que possibilita monitorar o tempo de permanência de pacientes, buscando reduzir e ampliando a rotatividade dos leitos.

ALTA RESPONSÁVEL, um instrumento aplicado pelo médico responsável pela alta do paciente, no qual é preenchido com as informações mais importantes sobre o dinástico e procedimentos realizados na unidade, bem como, os cuidados que o paciente deve ter após a sua lata, viabilizado assim, que os demais níveis de atenção possam acompanhar o paciente e dar continuidade ao tratamento de saúde.

ACOLHIMENTO PARA PACIENTES DE INTERNAÇÃO o paciente e/ou acompanhante é acolhido no ato da intenção por uma assistente social que informará sobre as normas hospitalares para prevenção de infecções relacionadas a assistência a saúde, horários de visitas, normas para acompanhantes, dúvidas sobre a rotina da instituição, é realizado também a anamnese social, identificação do acompanhante, etc.

PROJETO SEM SAÚDE MENTAL NÃO HÁ SAÚDE, proposta de implementação do serviço de psicologia, visando ampliar os serviços já oferecidos a todos os pacientes internos, sendo estendido a todos os profissionais, oportunizando a estes um espaço de convivência e acolhimento de suas demandas emocionais, auxiliando no seu desenvolvimento pessoal e profissional.

NÚCLEO DE SEGURANÇA DO PACIENTE, serviço fundamental no incremento da qualidade e segurança nos serviços de saúde para controle de incidentes, integração dos setores, articulação dos processos de trabalho e das informações que impactam nos riscos ao paciente.

CAPACITAÇÕES REALIZADAS PELO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE, para técnicos e farmacêuticos do laboratório, Capacitação para o serviço de nutrição e dietética com o tema manuseio adequado de alimentos, Capacitação para condutores do hospital, Palestra na semana de enfermagem e serviço social, Educação Permanente de maneira individual, entre outros. E com planejamento pactuado para o próximo semestre.

SEGUE ABAIXO O DETALHAMENTO DOS ATENDIMENTOS DE JANEIRO A JUNHO DE 2019:

ATENDIMENTOS AMBULATORIAIS TOTAL 37.169

SENDO DIVIDIDOS EM:
Adulto 11.414
Pediátrico 19.356
Obstétrico 3.137
Ortopedia 1.800
Amarelo 1.060
Vermelho 402

INTERNAÇÕES TOTAL 2.591

SENDO DIVIDIDAS EM:
Internações Clínica médica 777
Internações clinica cirúrgica 636
Internações pediatria 368
Internações obstetrícia 680
Internações UTI 130

CIRURGIAS TOTAL 878

SENDO DIVIDIDAS EM:
Cirurgias eletivas 363
Cirurgias urgências 117
Cirurgia de catarata 100
Cirurgia de ortopedia 298
Pequenas cirurgias 1.600

PARTOS 597

TESTE DO PEZINHO 382
TESTE DO CORAÇÃO 540
VACINAÇÃO RN BCG E HEPATITE B 786

*APOIO E DIAGNOSTICO

EXAMES* LABORATORIAIS 24.037
TOMOGRAFIAS 378
USG 2.111
RAIO X 6.957
ENDOSCOPIAS 45
ELETROCARDIOGRAMA 567

ascom

 

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.