Sousa/PB -
Cultura

Turma de Preto continua com tradição no município de São Francisco; confira a programação dos Caboclos

Os Caboclos se apresentam como um patrimônio cultural imaterial da cultura popular do Brasil que realizam apresentações culturais inclusivas revelando a diversidade cultural do Sertão paraibano.

Por Daniel Alexandre

29/03/2024 às 19:20

Imagem Tradicional turma de cablocos do município de São Francisco

Tradicional turma de cablocos do município de São Francisco ‧ Foto: Divulgação

Tamanho da fonte

Com cada vez maior adesão do público, a Turma de Preto de Cabloclos do município de São Francisco vem se tornando um evento marcante no calendário francisquense.

A edição de 2024 que será celebrada neste sábado (30), personificará a essência do caboclo e trará à comunidade um pouco do espírito da tradição.

Os Caboclos se apresentam como um patrimônio cultural imaterial da cultura popular do Brasil que realizam apresentações culturais inclusivas revelando a diversidade cultural do Sertão paraibano.

A programação começará logo cedo e será realizada no Clube Cendec, na entrada da cidade de São Francisco.

Confira abaixo:

- A partir das 10hs terá baião de graça para quem consumir bebidas;

- No local terá várias pessoas vendendo bebidas diversas;

- Haverá vendas de Creme de galinha.

A noite, às 19hs acontecerá a apresentação da Turma de Preto;

No local também haverá apresentação da Turma de Rosa, do Distrito de Ramada, além de paredão.

A Turma de Preto agradece a todos que participarão do evento. Já virou tradição e nunca vai acabar!

“Nossos pais, avós, tios já brincavam de caboclos. Uma coisa passada de pai para filho, de avô para neto. Não é uma turma formada para sempre. Tem ano que o caboclo brinca, tem ano que não queria brincar”, explica o coordenador, Francisco Wellington.

Além de São Francisco, há registros em outras cidades da Paraíba como Cajazeiras, Sousa, Vieirópolis, São José de Piranhas, Conceição, Itaporanga, Catolé do Rocha, entre outras, com nomes que podem variar. Em Cajazeiras, por exemplo, os brincantes são conhecidos como Judas ou Caretas. Fora do estado, há registros da tradição no Cariri do Ceará, Sergipe, Rio Grande do Norte e Bahia.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.