Sousa/PB -
Plantão

Hospital de Catolé do Rocha realiza 62 cirurgias, 11 partos e atende mais de 400 pessoas no final de semana

Além dos atendimentos no ambulatório médico, a unidade realizou ainda 61 cirurgias pelo Programa Opera Paraíba e 11 partos.

Da Redação Repórter PB

18/03/2024 às 17:50

Imagem Hospital Regional de Catolé do Rocha, Dr. Américo Maia de Vasconcelos

Hospital Regional de Catolé do Rocha, Dr. Américo Maia de Vasconcelos ‧ Foto: Divulgação

Tamanho da fonte

O Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, de Catolé do Rocha, unidade pertencente à rede estadual de saúde, realizou 452 consultas médicas entre a sexta-feira (15) e a meia-noite do domingo (17). Além dos atendimentos no ambulatório médico, a unidade realizou ainda 61 cirurgias pelo Programa Opera Paraíba e 11 partos.

Foram 17 cirurgias na sexta-feira, outras 22 no sábado e mais 22 no domingo. Entre os tipos de cirurgias realizadas, estão: colecistectomias (retirada da vesícula biliar), histerectomias (remoção cirúrgica do útero), hernioplastias (tratamento de hérnia), descência de culpulo vaginal (abertura da vagina) e  perioneoplastia (procedimento cirúrgico que visa reconstruir a região do períneo da mulher).

O mutirão de cirurgias do Opera Paraíba atendeu pacientes das cidades de Riacho dos Cavalos, Paulista, Mato Grosso, São José de Piranhas, Triunfo, São Bento, Brejo dos Santos, Jericó, Santa Helena, Lastro, Serra Grande, Belém do Brejo do Cruz, São José do Brejo do Cruz, São Bentinho, Bonito de Santa Fé, Sousa, Carrapateira, Malta, Brejo do Cruz, São José de Espinharas, Mato Grosso e Catolé do Rocha.

Dos 452 atendimentos no ambulatório médico, 167 aconteceram na sexta-feira (15), 166 no sábado (16) e 119 casos no domingo (17). Entre as causas mais frequentes de ocorrências, destacam-se pacientes com queixas de dores, sintomas de síndrome gripal, cefaleia, quadro de diarreia e gastroenterocolite aguda (diarreia recorrente), mialgia, entre outras. O hospital atendeu ainda 10 pacientes vítimas de sinistro de trânsito por moto.

Durante o plantão de final de semana, o hospital realizou ainda 61 raios-X, 224 exames clínicos laboratoriais. A unidade registrou também 80 internações, boa parte delas foi de pacientes das cirurgias eletivas, mas também por hiperglicemia, com síndrome gripal, curetagem, fraturas, Acidente Vascular Encefálico (AVE), além das 11 mulheres parturientes.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.