Sousa/PB -
Em João Pessoa

Obra do Hospital da Mulher recebe visita do Fundador da Rede Global de Bancos de Leite Humano

O banco funcionará no Hospital da Mulher, que está sendo construído em João Pessoa.

Por Redação do Reporterpb

17/04/2024 às 20:37

Imagem Obra do Hospital da Mulher recebe visita do Fundador da Rede Global de Bancos de Leite Humano

Obra do Hospital da Mulher recebe visita do Fundador da Rede Global de Bancos de Leite Humano ‧ Foto: Divulgação

Tamanho da fonte

O novo Banco de Leite da Paraíba recebeu, na tarde desta quarta-feira (17), a visita da Rede Global de Bancos de Leite Humano (rBLH), Ministério da Saúde de Cuba e da Comissão Cubana de Aleitamento Materno e Bancos de Leite. O banco funcionará no Hospital da Mulher, que está sendo construído em João Pessoa. Na ocasião, foram avaliadas a estrutura que está sendo construída pelo Governo da Paraíba e as novas instalações que irão receber o Banco de Leite Anita Cabral.

De acordo com a diretora-geral do Banco de Leite Anita Cabral, Thaíse Ribeiro, a Paraíba é referência em saúde materno-infantil e por isso atrai os olhares de outros estados e países. “O trabalho que vem sendo feito no Estado tem tido muito resultado, não é à toa que somos exemplo para outros bancos de leite. Por isso, precisamos avançar ainda mais. O que já está sendo feito com a construção do Hospital da Mulher, que terá um espaço grande destinado ao novo Banco de Leite da Paraíba. Pra gente, ter a validação do fundador da Rede Global de Bancos de Leite Humano, Dr João Aprígio, é muito importante, porque ratifica a nossa busca por melhores condições de estrutura do nosso Estado”, explicou.

O novo banco de leite disponibilizará uma estrutura mais tecnológica e unidirecional de fluxos, ampliando o atendimento às famílias e crianças paraibanas. O trabalho que será realizado no espaço contribuirá com a redução da ocorrência de doenças crônicas não transmissíveis e da mortalidade infantil. A extensão do ensino médico também será oportunizada no equipamento, abrindo vagas para que estudantes e pesquisadores atuem na avaliação do processamento do leite.

Para o coordenador da Rede Global de Bancos de Leite Humano (rBLH), João Aprígio Guerra de Almeida, o exitoso trabalho desenvolvido na Paraíba poderá servir de apoio para outro estados e regiões. “A estrutura que está sendo construída no Estado é uma das melhores já vistas no Brasil e em outras partes do mundo. Saber que a população paraibana em breve contará com um serviço dessa envergadura, desse porte, muito nos alegra. O que estamos presenciando aqui hoje, sem sombra de dúvidas, servirá de exemplo para outros lugares. Em nome da Rede Global de Bancos de Leite Humano, da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, da Fundação Oswaldo Cruz e do Ministério da Saúde, parabenizo o Governo da Paraíba e todos os gestores pelo comprometimento com a saúde materno-infantil e com o banco de leite”, pontuou.

Após conhecerem as obras do Hospital da Mulher, a comitiva, também formada pelo representante do Ministério da Saúde de Cuba, Erwin Regis, e o representante da Comissão Cubana de Aleitamento Materno e Bancos de Leite, Pablo Roque, visitou as atuais instalações do Banco de Leite Anita Cabral. Na oportunidade, foram apresentadas as repartições, funcionamento e estrutura para a coleta, armazenamento e distribuição do leite materno no estado.
 
O representante do Ministério da Saúde de Cuba, Erwin Regis, destacou que o Brasil tem a mais importante Rede de Lactância Materna e Banco do Leite Humano do mundo. E que, após conhecer como é feito o processamento de qualidade do leite na Paraíba, levará todo o conhecimento e experiência adquirida para seu país. “O Estado de Paraíba, pelo que vi e ouvi, tem um desenvolvimento muito grande, está conduzindo a situação da lactância materna por um bom caminho. Eu vejo alegria e vejo também prestação de atenção no que estão a fazer. Por isso,  pretendo levar o que vi aqui para meu país. Ainda temos muito o que aprender em Cuba, e faremos isso com o que foi absolvido aqui”, reiterou.

A doação de leite humano pode ser realizada em qualquer fase da amamentação, basta que a mulher esteja saudável e tenha excesso de leite. Para doar, não é necessário sair de casa. O contato pode ser realizado pelo WhatsApp (83) 99103-0059 ou pelo perfil do Instagram @bancodeleite.anitacabral. Uma equipe é enviada ao domicílio da mãe, orienta como deve ser feita a ordenha, entrega todos os materiais necessários e retorna semanalmente para recolher o leite acumulado.

Fonte: Secom

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.