Sousa/PB -
Testes Rápidos

Centro Municipal de Prevenção à Covid-19 em Sousa intensifica serviço de testagem

Conforme a secretária de Saúde, Amanda Silveira, o paciente que apresentar sintomas deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) de seu bairro para solicitar o teste.

Da Redação Repórter PB

30/11/2020 às 15:29

Tamanho da fonte

Com intuito de realizar o diagnóstico precoce da Covid-19 em pessoas com sintomas de síndrome gripal, a Prefeitura de Sousa, por meio da Secretaria de Saúde, disponibiliza testes rápidos para detecção ou descarte da doença em pacientes que estão sendo monitorados no município. O serviço de testagem é realizado no Centro Municipal de Prevenção à Covid-19.

Conforme a secretária de Saúde, Amanda Silveira, o paciente que apresentar sintomas deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) de seu bairro para solicitar o teste. Após esse processo, a enfermeira da unidade encaminha o pedido de solicitação à Secretaria Municipal de Saúde (SMS). “O teste só é agendado quando o paciente apresentar no mínimo 10 dias de sintomas, para que os anticorpos (IgM e IgG) possam ser detectados no teste rápido sorológico. Antes disso, se o procedimento for realizado em menos de 10 dias, dará falso negativo”, disse.

Já de acordo com coordenadora do Centro, Ayslanna Karine Andrade, após processo de agendamento dos pacientes através da SMS, todos os dias o setor envia uma lista com os nomes dos pacientes que serão testados no Centro.

“Para ser atendido, o cidadão deve apresentar cartão do SUS e CPF para comprovar sua identidade e fazer a ficha na recepção. Na próxima etapa, é orientado a entrar na sala de triagem e coleta. São confirmadas as informações pessoais, escuta de queixas de sintomas e realização de coleta”, detalhou.

 

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.