Sousa/PB -
NSP

Hospital de Trauma de João Pessoa cria Núcleo de Segurança do Paciente

Para a coordenadora do NSP, Eva Porto, o foco é a segurança do usuário, por meio da mudança nos processos de trabalho da equipe de saúde

Da Redação Repórter PB

22/09/2020 às 17:34

Imagem Hospital

Hospital ‧ Foto: Repórter PB

Tamanho da fonte

O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, acaba de criar o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), com o objetivo de qualificar a assistência, evitando riscos que possam afetar ou agravar a saúde do usuário.

Para a coordenadora do NSP, Eva Porto, o foco é a segurança do usuário, por meio da mudança nos processos de trabalho da equipe de saúde. “O nosso objetivo é criar uma cultura de segurança do paciente baseada em indicadores, que contemplem portarias e protocolos de serviço de saúde para que todos os setores estejam focados na melhoria da assistência do paciente”, frisou.

O núcleo vai trabalhar com as seis metas preconizadas pelo Ministério da Saúde em prol da segurança, são elas: identificação correta do paciente, comunicação efetiva, melhorar a segurança dos medicamentos, cirurgia segura, reduzir o risco de infecção associado ao cuidado, reduzir o risco de danos aos pacientes resultante de quedas.

A equipe do NSP pretende nestes próximos meses realizar palestras, auditorias e treinamentos teóricos e práticos in locos aplicado aos protocolos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Ministério da Saúde. Segundo a participante do Núcleo da Segurança do Paciente, Alessandra Paula, as palestras serão organizadas de acordo com a necessidade da unidade de saúde. “Trabalharemos com a metodologia de identificar, corrigir e prevenir ocorrências que possam trazer danos aos pacientes, criando ações que potencializam a gestão de riscos para atividades de rotina”, ressaltou.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.