O Promotor de Justiça da Comarca de Sousa, Dr. Manuel Pereira, recebeu, e pediu instauração de Procedimento Administrativo para acompanhar pedido feito por Evanci Leite de Sousa para assegurar direito de cirurgia Vitrectomia Via Pars Plana junto a Secretaria de Saúde do Município de Santa Cruz, região da grande Sousa.
O paciente é acometido de Edema Macular em ambos os olhos, sendo preciso de um procedimento que consiste na retirada total ou parcial do vítreo do fundo do olho, o qual recorreu ao Ministério Público para agilizar os trâmites legais pelo fato da Secretaria de Saúde do Município de Santa Cruz não ter homologado pedido do procedimento cirúrgico.
Os fatos narrados na Minuta apresentada ao Ministério Público, que já determinou os procedimentos iniciais endereçados a Secretaria de Saúde do Município de Santa Cruz para as medidas que houve necessárias para o caso que merece urgência.
O que é a Cirurgia de Vitrectomia Via Pars Plana? Essa cirurgia é realizada com o objetivo de tratar algumas doenças na retina, como o descolamento, trações e hemorragias. A cirurgia de vitrectomia via pars plana é um procedimento que consiste na retirada total ou parcial do vítreo do fundo do olho.