Sousa/PB -
Discriminação

Evangélicos são o segundo grupo religioso que mais sofre preconceito no Brasil, diz Datafolha

O levantamento do instituto de pesquisa abordou diferentes questões que podem gerar hostilidade social, como cor ou raça, orientação sexual, local onde mora e classe social.

Da Redação Repórter PB

18/01/2019 às 09:27

Imagem Culto

Culto ‧ Foto: Repórter PB

Tamanho da fonte

Os evangélicos formam um grupo religioso que constantemente é alvo de preconceito na sociedade, e uma pesquisa Datafolha divulgada na última terça-feira, 15 de janeiro, trouxe maiores detalhes sobre isso, indicando que os fiéis das diferentes denominações são o segundo maior alvo de discriminação.

O levantamento do instituto de pesquisa abordou diferentes questões que podem gerar hostilidade social, como cor ou raça, orientação sexual, local onde mora e classe social.

De acordo com informações do G1, a pesquisa Datafolha entrevistou 2.077 pessoas com 16 anos ou mais em 130 cidades do Brasil, entre os dias 18 e 19 de dezembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança do levantamento é de 95%.

Dentre os entrevistados das diferentes religiões, 68% dos adeptos de religiões afro-brasileiras (umbanda, candomblé e outras) declararam ter sofrido algum tipo de preconceito por sua crença, consolidando-se assim como o grupo que tem maior percepção de ser alvo de algum tipo de discriminação.

Os evangélicos de diferentes linhas teológicas que participaram da entrevista e disseram ter sofrido preconceito somaram 38%. Esse número pode ser dividido entre tradicionais (36%), pentecostais (40%), neopentecostais (48%) e outras tradições (20%).

O preconceito percebido por católicos (17%) é menor, assim como os espíritas 33%). Dentre os que não professam nenhuma religião, 18% disseram ter sofrido preconceito, de acordo com a pesquisa do Datafolha.

 

Com Gospel Mais

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.