Indústrias

Wilson Filho integra mobilização para viabilizar Polo Industrial de Soledade

O complexo irá beneficiar 15 municípios e deverá receber cerca de 40 indústrias dos setores de mineração e do agronegócio, com destaque para a caprinovinocultura.

O deputado estadual Wilson Filho integra uma mobilização liderada pelo prefeito de Soledade, Geraldo Ramos, que visa a implantação de um Polo Industrial na região. Nesta quarta-feira (15), ele participou de um evento na sede da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) para tratar sobre o assunto. O complexo irá beneficiar 15 municípios e deverá receber cerca de 40 indústrias dos setores de mineração e do agronegócio, com destaque para a caprinovinocultura.


O encontro contou com a participação de oito prefeitos da região, além de representantes da Energisa, Cagepa, Fiep, Cinep e Sebrae. O deputado Wilson Filho representou o governador João Azevêdo e garantiu todo o apoio do governo durante o processo de execução do projeto.

O deputado Wilson Filho ainda colocou o seu mandato à disposição em prol do projeto, que segundo ele, será um “divisor de águas” no desenvolvimento da região. “Vamos lutar junto ao Governo do Estado para que todas as demandas que possam facilitar a instalação de empresas na região sejam atendidas, como a oferta de água, incentivos fiscais e a infraestrutura necessária. O governador João Azevêdo já está ciente da importância do projeto e estamos discutindo as ações que serão executadas”, afirmou Wilson Filho.

O prefeito de Soledade, Geraldo Moura, ressaltou que a localização de Soledade é um dos diferenciais para sediar o Polo. O município está localizado no encontro da BR 230, principal via de acesso ao interior paraibano, e as estradas estaduais PB-176, PB-157 e PB-177. “Isso irá facilitar o escoamento da produção do polo industrial e será um atrativo para muitas empresas. O nosso propósito é maior. Estamos falando de um projeto para a Paraíba como um todo e o apoio do nosso deputado estadual e líder do governo, Wilson Filho, será essencial nesse processo de implantação”, afirmou.

O encontro ocorrido na sede da Sudene foi o primeiro passo para a articulação do projeto de instalação do polo industrial em Soledade. Os próximos passos já antecipados pelo superintendente da Sudene, Evaldo Cruz Neto e o prefeito Geraldo Moura incluem novas reuniões com empresários, além do levantamento dos atuais potenciais econômicos do município.

Economia

A economia de Soledade baseia-se na agricultura e pecuária, com destaque para o setor de serviços, funcionalismo público e extração mineral. Soledade possui, ainda, uma estação experimental da Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba (Emepa), unidade que oferece tecnologias de melhoramento genético, técnicas de produção de carne e capacitação para caprinocultores.

Repórter PB

Destaques