Sousa/PB -
Oportunidades

Projeto assegura que surdos unilaterais disputem vagas para pessoas com deficiência em concursos públicos

Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), a Paraíba possui mais de 180 mil pessoas com algum grau de deficiência auditiva.

Da Redação Repórter PB

03/02/2021 às 08:31

Imagem Jutay Meneses

Jutay Meneses ‧ Foto: Repórter PB

Tamanho da fonte

No último trimestre de 2020, a Paraíba chegou a 16,8% na taxa de desemprego, sendo a maior do ano e também a mais alta que no Brasil, que atingiu 14,6%, conforme pesquisa do Laboratório de Inteligência Artificial e Macroeconomia Computacional (Labimec) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).  Com mercado de trabalho instável, a população com deficiência enfrenta ainda mais dificuldade para conquistar uma vaga.
 
Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), a Paraíba possui mais de 180 mil pessoas com algum grau de deficiência auditiva. Ciente dessa realidade, o deputado estadual Jutay Meneses (Republicanos) apresentou o Projeto de Lei nº 2.392/2021 para assegurar o ingresso dos deficientes auditivos unilaterais na reserva percentual de vagas para o provimento de cargos e empregos públicos na Paraíba.
 
O PL contempla a pessoa diagnosticada com surdez unilateral, que foi classificada como deficiente auditivo através da Lei Estadual nº 10.971/2017. Para o deputado, a perda auditiva implica em prejuízo da audição em qualquer grau, desde que reduza a capacidade de interpretação e aprendizagem da pessoa surda, independente se a perda da audição ocorrer em apenas um, ou nos dois ouvidos.
 
“Não há razoabilidade em distinguir as duas, já que ambas proporcionam perda de captação da mensagem falada. Nas duas formas, as pessoas enfrentam dificuldade de ingressar o mercado de trabalho e esse PL tem o objetivo de inserir o surdo unilateral na reserva percentual e tentar transformar a realidade”, pontuou.
 
Caso o PL seja aprovado, o cidadão diagnosticado com surdez unilateral poderá concorrer aos cargos de empresa nas vagas em que estiver legalmente obrigada a preencher com pessoa deficiente.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.