No Senado

Veneziano defende concretização da Tansnordestina como forma de alavancar o desenvolvimento regional

A defesa ocorreu durante pronunciamento na tribuna do Senado Federal.

O Senador Veneziano Vital do Rêgo (PSB-PB) defendeu a concretização do projeto da Ferrovia Transnordestina, para alavancar de vez o desenvolvimento da região. A defesa ocorreu durante pronunciamento na tribuna do Senado Federal, no qual relatou algumas dificuldades por que passam os estados nordestinos e sugeriu ações que o Governo Federal pode concretizar em favor do Nordeste.

 

Ele citou, em seu discurso, uma recente reunião da Comissão de Desenvolvimento Regional – CDR do Senado, que contou com a presença do Ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, na qual questionou o Ministro sobre assuntos referentes ao Nordeste, em especial, de interesse da Paraíba.

Veneziano fez ao Ministro um relato detalhado sobre a realidade nordestina e lembrou que o projeto da Transnordestina, considerado relevante para a região, há muito tempo se arrasta, sob o controle de uma concessionária que, ano após ano, ou período após período, remete propostas para postergar a sua conclusão.

“Vejam o tamanho do prejuízo que nós já tivemos que absorver e que já nos foi imposto, às economias do Piauí, do Maranhão, de Pernambuco, enfim, dos demais outros Estados que teriam acesso direto, e daqueles outros que, indiretamente, seriam beneficiados”, disse Veneziano.

Transposição – O Senador também aproveitou a oportunidade para solicitar ao Governo Federal acelerar a conclusão do projeto de transposição de águas do Rio São Francisco, citando o Eixo Norte do projeto, cujas obras se arrastam e, enquanto não são concluídas, deixam milhares de nordestinos sem água.

Repórter PB

Destaques