
11/12/2025 às 13:20
A Assembleia Legislativa da Paraíba realizou, na manhã desta quinta-feira (11), duas solenidades propostas pelo deputado estadual Luciano Cartaxo, grande parceiro do Instituto Palate e defensor ativo das políticas públicas voltadas às pessoas com fissuras labiopalatinas. O parlamentar já destinou R$ 260 mil em emendas parlamentares para fortalecer o trabalho da instituição, que atende crianças, jovens e adultos em todo o estado, oferecendo acompanhamento médico, odontológico, psicológico e fonoaudiológico.
A primeira solenidade foi uma Sessão Especial dedicada à discussão de políticas públicas para ampliar e fortalecer o atendimento prestado pelo Instituto Palate no Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW). A entidade desenvolve um relevante trabalho social e de saúde, garantindo dignidade e suporte contínuo às famílias que convivem com fissuras labiopalatinas. Em seguida ocorreu a Sessão Solene de outorga da Comenda Napoleão Laureano ao Dr. Paulo Germano Cavalcanti Furtado, em reconhecimento aos serviços prestados, à sua dedicação à medicina paraibana, ao tratamento dos pacientes com fissura labiopalatina e à Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Durante sua fala, Luciano Cartaxo destacou a importância do Instituto Palate, do trabalho do Dr. Paulo Germano e reafirmou seu compromisso com a causa: “O trabalho realizado pelo Instituto Palate transforma vidas e Dr. Paulo tem feito um trabalho primoroso. Nosso mandato tem compromisso com ações concretas, e é por isso que destinamos recursos para que a instituição siga ampliando seu alcance e garantindo atendimento digno às crianças e famílias paraibanas que sofrem com esta condição. Estaremos sempre apoiando as entidades que prestam serviços de saúde eficiente e gratuita para nosso povo”.
Homenageado do dia, o Drº Paulo Germano agradeceu a propositura e apoio do deputado Luciano Cartaxo. “Agradeço a oportunidade de poder estar na Assembleia Legislativa discutindo as necessidades e dificuldades que encontramos no tratamento do paciente fissurado labiopalatal. Agradeço muito à proposição do querido deputado Luciano Cartaxo que está dando essa oportunidade de divulgarmos e termos a visibilidade que o serviço precisa, mostrando esse trabalho que realizamos há mais de 30 anos. É preciso passar para a população que o serviço de fissura labiopalatina no HU está aberto ao atendimento sem depender de nenhuma burocracia”.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera