13/10/2025 às 16:40
O procurador-geral de Justiça Leonardo Quintans empossou, na tarde desta segunda-feira (13/10), os promotores de Justiça Victor Joseph Widholzer Varanda dos Santos e Rafael de Carvalho Silva Bandeira em cargos de entrância final na carreira.
A posse foi realizada no gabinete do PGJ, em João Pessoa. Participaram o 1º subprocurador-geral de Justiça, Luís Nicomedes; a 2ª subprocuradora-geral de Justiça, Ana Lúcia Torres; o corregedor-geral e o subcorregedor-geral, Francisco Sarmento e Aristóteles Santana, respectivamente; o secretário-geral, João Benjamin Delgado Neto; a secretária de Planejamento, Ana Maria França; o diretor e a coordenadora do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), João Geraldo Barbosa e Ana Guarabira Cabral; o procurador de Justiça Antônio Hortêncio Rocha Neto e Alexandre César Fernandes; e os promotores de Justiça, Lean Xerez, Francisco Bergson, Carlos Davi Lopes, Uirassu Medeiros, Dmitri Amorim e a presidenta da Associação Paraibana do Ministério Público (APMP), Adriana França.
Victor Joseph e Rafael Bandeira ingressaram no MPPB no último concurso realizado para provimento de cargo de promotor de Justiça substituto na instituição. O primeiro foi promovido pelo critério de merecimento ao cargo de 2º promotor de Justiça de Catolé do Rocha, onde atuará na defesa da criança e do adolescente. Ele agradeceu a instituição e falou da expectativa para o novo cargo. “Gostaria de agradecer todo o esforço da administração em movimentar a carreira de uma forma tão rápida, que quase todos os colegas do último concurso já conseguiram alcançar a entrância final, o que é muito louvável e muito bom para todos os membros. Quanto ao cargo de promotor de Justiça de Catolé do Rocha e à chegada na cidade, dizer que voltarei a lidar com matérias que já não lidavam muito tempo, principalmente infância e juventude, uma coisa que me é muito caro e muito importante. Estou ansioso para lidar com todas essas novidades e espero que tudo transcorra da forma mais tranquila possível”, disse.
Já Rafael Bandeira foi promovido pelo critério de antiguidade ao cargo de 1º promotor de Justiça de Sousa, com atribuições na área criminal e no Tribunal do Júri. Ele também agradeceu a todos que acompanharam a sua jornada no MPPB, como servidor da instituição e depois, como promotor de Justiça de São Bento, Teixeira e Princesa Isabel. “Essas três primeiras promotorias de Justiça pelas quais passei foram promotorias de atribuição plena em que um membro do Ministério Público acumula todas as funções. Depois de quase cinco anos, cumprindo esse desafio, assumo um cargo de promotor de Justiça de atribuição específica no crime e no Tribunal do Júri, que foi onde eu descobri a minha vocação enquanto membro do Ministério Público. As expectativas são as melhores e eu espero poder honrar o voto de confiança depositado em mim pelo Conselho Superior do Ministério Público, que aprovou a minha promoção para a entrância final”, falou.
O procurador-geral de Justiça Leonardo Quintans reiterou o compromisso da gestão com a movimentação da carreira ministerial e colocou a Procuradoria-Geral de Justiça à disposição para auxiliar os empossados nos novos cargos. “Hoje é um momento de alegria. A posse e, em especial, a posse na entrância final é um momento marcante na vida pessoal, profissional e institucional. Esse é um momento de renovação, de novos estímulos e de renovação de propósitos. Contem conosco e sejam felizes nos novos cargos”, desejou.
Em nome da APMP, a promotora de Justiça Adriana França foi a primeira a parabenizar os empossados pela promoção e a desejar sucesso na nova missão. Os procuradores de Justiça Antônio Sarmento, Aristóteles Santana, João Geraldo e Antônio Hortêncio, assim como os promotores de Justiça Ana Maria França e João Benjamin, falaram sobre o empenho da instituição em movimentar a carreira e também felicitaram os dois promotores de Justiça, destacaram a dedicação deles no exercício do cargo de promotor de Justiça e desejaram êxito na nova jornada.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera