Encontro Virtual

Pollyanna Dutra ministra palestra durante evento da 13ª Regional da Educação da Paraíba

Parlamentar falou sobre o tema “Educação e Direitos Humanos como Política Pública de Gestão”.

“Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”. Foi com base nessa frase do grande educador Paulo Freire que a deputada Pollyanna Dutra ministrou uma palestra, na manhã desta sexta-feira (24), durante a II Conferência Regional da Educação Popular da Paraíba. O evento foi realizado pela 13ª Gerência Regional de Educação (GRE), da Secretaria de Estado da Educação, e contou, ainda, com a participação dos professores doutores Gilcean Alves e Janaildo Soares.


Conforme a parlamentar, a educação precisa ser vista como uma política que leve à libertação, ao desenvolvimento e à inclusão na sociedade. “A educação é um direito básico. Na Declaração Universal dos Direitos Humanos, já em seu artigo primeiro, está claro que ‘todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotadas de razão e consciência e devem agir em relação umas às outras com espírito de fraternidade’. Isso nos leva a observar que a educação precisa ser um direito de todos, assegurados por políticas públicas de gestão que priorizem uma sociedade que se desenvolva por meio do ensino”, destacou a parlamentar.

Pollyanna Dutra trouxe, em sua fala, exemplos exitosos alcançados enquanto esteve à frente da gestão do município de Pombal, no Sertão da Paraíba. “Um dos exemplos que trago é o do NAPpe, o Núcleo de Atendimento Psicopedagógico ao Estudante. Lá, observamos as individualidades dos estudantes, com auxílio às deficiências que iam desde questões físicas a questões emocionais, porque saúde também passa a ser uma questão relacionada à educação. Como resultados, conseguimos colocar Pombal, cidade do interior da Paraíba, em 2º lugar no ranking dos melhores IDEBs da Paraíba, acima da média nacional”, comentou.

Ainda a respeito da educação enquanto política de libertação, Dutra trouxe exemplos da gestão estadual, especificamente com relação aos casos de ressocialização por meio da educação, do Sistema Penitenciário do Estado da Paraíba. “Há projetos exitosos, como o ‘Leitura Liberta’, que proporciona ressocialização por meio da leitura. Para se ter uma ideia, temos 3.926 reeducandos do sistema prisional do estado em atividades educacionais, sem falar nos cursos profissionalizantes e outras estratégias de reinserção social. Fiz questão de apresentar um depoimento de um egresso do sistema que hoje trabalha na Gerência de Ressocialização, e como isso é rico. É um grande exemplo que investir nas pessoas é o melhor caminho para quebra do ciclo da reincidência criminal”, arrematou a parlamentar.

A palestra de Pollyanna Dutra foi transmitida para mais de 60 expectadores dentro da plataforma Google Meet, durante a II Conferência Regional da Educação Popular da Paraíba, evento realizado pela 13ª Gerência Regional de Educação (GRE), da Secretaria de Estado da Educação.

Repórter PB

Destaques