Projeto

Presidente da FIEP se reúne com secretário de Educação da PB e prefeito de Ingá para tratar parcerias com o SESI e o SENAI

Através da parceria, o SESI e o SENAI vão oferecer capacitação para a rede de educadores da Paraíba, na área de Robótica, e a oferta de cursos para o Novo Ensino Médio.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba – FIEP, Francisco de Assis Benevides Gadelha, se reuniu ontem (17/09), em João Pessoa, com o secretário executivo de Educação do Estado, Gabriel Gomes e com o prefeito do município de Ingá, Robério Burity, para discutir uma parceria entre o SESI e o SENAI, com o governo do estado, visando a capacitação da rede de educadores da Paraíba, na área de Robótica, e a oferta de cursos para o Novo Ensino Médio.


Na Paraíba, a cidade de Ingá sediará o projeto piloto da rede de Educadores em Robótica, que visa reduzir as desigualdades por meio da Educação Digital, disponibilizando na Rede Estadual de Ensino plataformas com simuladores que instruem sob os conhecimentos teóricos e práticos de robótica.

Já o Novo Ensino Médio entrará em vigor no ano que vem, para alunos do 1º ano, e deve estar em todas as turmas do país até 2024. Com isso, a carga horária total, ao longo dos três anos passará de 2.400 para 3.000 horas. Destas 3.000 horas, 1.800h serão para disciplinas que já são obrigatórias da Base Nacional Comum Curricular, e 1.200 horas para os itinerários formativos.

Nos últimos anos, o SESI tem investido na Robótica Educacional e tem se tornado referência na área. No ano passado, projetos das Escolas SESI da Paraíba representaram o estado nacionalmente e conquistaram as quatro primeiras colocações da etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica, que aconteceu virtualmente.

O SENAI também tem apostado cada vez mais em inovações e tecnologias, para fortalecer o setor industrial na Paraíba. A instituição conta com quatro Institutos de Tecnologia, que auxiliam o setor na modernização de suas instalações, desenvolvendo projetos e disponibilizando tecnologias nas áreas de Têxtil e Confecção, Automação Industrial e Eficiência Operacional.

Repórter PB

Destaques