Sousa/PB -
Anúncio

Governo vai comprar produtos da agricultura familiar para 15 hospitais do Estado

Na ocasião, o secretário Geraldo Medeiros enfatizou que o Programa de Economia Solidária tem o objetivo de atingir e auxiliar o pequeno produtor

Da Redação Repórter PB

05/12/2019 às 16:25

Imagem Agricultura Familiar

Agricultura Familiar ‧ Foto: Repórter PB

Tamanho da fonte

O Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES), vai adquirir, a partir de 2020, produtos da agricultura familiar para abastecimento de 15 hospitais da rede estadual de saúde. O anúncio foi feito pelo secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, e pela secretária executiva de Economia Solidária (Sesol), Roseana Meira, durante reunião, na manhã desta quinta-feira (5), com representantes de 22 cooperativas pertencentes à União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes-PB).

Na ocasião, o secretário Geraldo Medeiros enfatizou que o Programa de Economia Solidária tem o objetivo de atingir e auxiliar o pequeno produtor no sentido de que tenha meio de comercializar seus produtos. “A garantia da Secretaria Estadual de Saúde, através desse convênio com 15 hospitais estaduais, traz para estes pequenos agricultores e cooperativas, um alento e a segurança de que os seus produtos têm onde ser vendidos. Saímos dessa reunião com a efetivação do convênio que será publicado no início de janeiro, consequentemente garantindo para todo o ano de 2020 a compra da produção dos pequenos produtores que integram essas cooperativas", afirmou o secretário.

Para a secretária executiva de Economia Solidária, Roseana Meira, a reunião foi um marco importante no processo de articulação junto às cooperativas. “A Sesol cumpre seu papel de facilitador para os empreendimentos poderem comercializar seus produtos sem a interferência de intermediários, atravessadores e que os órgãos adquiram produtos livres de agrotóxicos, e que tenhamos uma garantia ainda maior de segurança alimentar”, afirmou, ressaltando a importância da ação do Governo do Estado em prol do desenvolvimento da economia do Estado. “São recursos que chegam para as cooperativas, para as comunidades, para os produtores vinculados a essas cooperativas, são produtos hortifrutigranjeiros, laticínios, uma diversidade de produtos que movimentam as economias locais", completou.

Roseana Meira adiantou que, além da articulação com a Secretaria de Estado da Saúde, já está agendada reunião entre as cooperativas e a Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia para nova discussão sobre compras institucionais para as escolas no âmbito do Estado; e ainda com a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária. “É uma ação conjunta, parceira entre o Estado e o Terceiro Setor para que avance do ponto de vista da economia solidária no Estado da Paraíba", finalizou.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.