Sousa/PB -
Novas Competências

JFPB amplia quantidade de Varas com competência para julgar ações de Juizados Especiais Federais

Atuação das 1ª, 2ª, 3ª Varas Federais como JEFs Adjuntos Cíveis inicia nesta semana

Da Redação Repórter PB

26/03/2019 às 19:37

Tamanho da fonte

A partir desta quinta-feira (28), algumas Varas Federais da Paraíba terão novas competências, considerando a necessidade de adoção de medidas que têm por objetivo cumprir o princípio da celeridade processual na atuação jurisdicional dos Juizados Especiais Federais (JEFs). As mudanças, referentes às 1ª, 2ª, 3ª, 7ª e 13ª Varas, foram implementadas com a Resolução Pleno nº 18/2018, do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5).

Segundo a determinação, as 7ª e 13ª Varas Federais, com sede em João Pessoa, passam a processar e julgar, exclusivamente, os processos de competência de Juizado Especial Federal (JEF) relativos à concessão, ao restabelecimento e à revisão de benefícios previdenciários do Regime Geral de Previdência (RGPS) e assistenciais da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS – Lei n.º 8.742/93).

Já as 1ª, 2ª e 3ª Varas Federais, localizadas também na Capital, poderão processar e julgar, privativamente, os processos de competência de JEFs, com exceção daqueles referentes aos assuntos mencionados anteriormente e aos de natureza criminal, sob a jurisdição territorial das Varas da sede da JFPB.

A alteração de competência para processamento e julgamento dos processos de JEFs não implicará redistribuição dos processos em trâmite nas 7ª e 13ª Varas Federais, nem dos recursos ou processos arquivados anteriormente à data de implementação da Resolução. Os casos omissos serão analisados pela Corregedoria-Regional do TRF5.

Comunicado aos Advogados e Procuradores

Nesta terça-feira (26), a Direção do Foro emitiu comunicado (CLIQUE AQUI) aos advogados e procuradores que atuam na Seção Judiciária da Paraíba informando sobre a alteração de competência dos Juizados Especiais Federais e sobre qual o sistema judicial eletrônico adequado para o ingresso de novas ações, bem como daquelas que estão em fase recursal (Creta ou PJe).

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.