Sousa/PB -
Acordo

Parceria entre Incra e prefeitura vai agilizar créditos para mulheres assentadas na Paraíba

O Incra/PB já firmou acordos semelhantes para a agilização da aplicação de créditos com, pelo menos, outros 40 municípios de todas as regiões da Paraíba

Da Redação Repórter PB

18/03/2019 às 18:17

Tamanho da fonte

A Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra/PB) firmou, na segunda-feira (18), acordo de cooperação técnica com a Prefeitura de Alagoinha, na região do Agreste paraibano, para a realização de ações destinadas à concessão e operacionalização do Crédito Instalação na modalidade Fomento Mulher do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA) de três assentamentos federais localizados no município, totalizando R$ 630 mil em investimentos.

Serão beneficiadas com a concessão do Crédito Fomento Mulher 126 agricultoras assentadas, com R$ 5 mil cada, que vivem e produzem nos cerca de 1.595 hectares dos assentamentos Cajá de Alagoinha, Senhor do Bonfim e Santa Terezinha I.

O Incra/PB já firmou acordos semelhantes para a agilização da aplicação de créditos com, pelo menos, outros 40 municípios de todas as regiões da Paraíba.

A parceria foi firmada no Gabinete do superintendente do Incra/PB, Rinaldo Maranhão, e contou, com a presença do chefe substituto da Divisão de Desenvolvimento de Assentamentos da autarquia, Gilberto Ferreira dos Santos, da prefeita de Alagoinha, Maria Rodrigues de Almeida Farias, e de representantes dos assentamentos localizados no município, distante cerca de 122 quilômetros de João Pessoa e com população de aproximadamente 14 mil habitantes.

Nos próximos dias, o superintendente e o chefe substituto da Divisão de Desenvolvimento de Assentamentos da autarquia devem visitar o município para se reunir com técnicos e agricultores assentados para explicar o funcionamento do Crédito Fomento Mulher e iniciar o cadastro das agricultoras que serão beneficiadas.

Rinaldo Maranhão ressaltou a importância da parceria com as prefeituras paraibanas nas ações necessárias à concessão do Crédito Instalação às famílias assentadas, sobretudo nas modalidades Fomento Mulher e Fomento Semiárido.

“É muito importante a união dos entes federados em uma parceria como esta porque tem viabilizado que as políticas públicas do Incra cheguem de forma mais ágil e eficiente aos beneficiários do PNRA”, afirmou o superintendente do Incra/PB.

O gestor ainda destacou que algumas assentadas paraibanas que estão sendo beneficiadas com a liberação dos recursos do Fomento Mulher estão usando o crédito para criar empreendimentos que aproveitam a produção de alimentos já existente nos assentamentos, a exemplo de pequenas fábricas de polpas de frutas.

Trabalho começa ainda este mês

A parceria entre o Incra e a Prefeitura de Alagoinha prevê a elaboração de projetos técnicos produtivos e a emissão dos respectivos laudos conclusivos vinculados aos contratos individuais firmados com as famílias assentadas, com a prestação de contas dos valores utilizados por cada assentada.

O trabalho deve começar até o final deste mês de março e será realizado por dois técnicos custeados pela Prefeitura de Alagoinha.

Valorização da mulher

Para a prefeita de Alagoinha, Maria Rodrigues, que pertence a uma família de agricultores, a concessão do Fomento Mulher é uma importante forma de valorização da mulher e de seu papel na geração de renda nas famílias assentadas.

“Sou agricultora, vim da roça e sei o quanto é difícil o trabalho do agricultor. Quando a mulher assentada recebe um incentivo como este, ela se sente valorizada ao poder contribuir com algo diferenciado no assentamento onde vive e com a renda de sua família. Conheço a realidade dessas mulheres e a capacidade delas, não apenas para o trabalho doméstico, mas para o trabalho com o artesanato, com a costura e com a culinária, por exemplo”, afirmou a gestora municipal.

Segundo Maria Rodrigues, a Prefeitura de Alagoinha vem valorizando o trabalho dos agricultores familiares do município com a aquisição de produtos para a merenda escolar, como galinha caipira, feijão-verde, milho, batata, laranja, acerola, ovos e bolos.

Fomento Mulher

O crédito Fomento Mulher é uma das modalidades do Crédito Instalação, que é a primeira etapa de financiamento garantido pelo Incra às famílias beneficiárias do PNRA e ainda dispõe de outras oito linhas de crédito: Apoio Inicial; Fomento; Semiárido; Florestal; Recuperação Ambiental; Cacau; Habitacional e Reforma Habitacional.

Os recursos do Fomento Mulher são movimentados por meio de cartão magnético individual do Banco do Brasil e devem ser destinados à implantação de projetos produtivos sob responsabilidade das mulheres titulares dos lotes, como a criação de pequenos animais e a implantação e a ampliação de hortas.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.