Sousa/PB -
Maio Laranja

Ação de enfrentamento ao abuso sexual de crianças e adolescentes é realizada na Caravana do Cuidar

A secretária executiva de Direitos Humanos e Cidadania da Capital, Benicleide Silvestre, ressaltou a importância da sociedade se unir para que a denúncia seja feita.

Da Redação Repórter PB

22/05/2024 às 16:30

Imagem Enfrentamento ao abuso sexual de crianças e adolescentes

Enfrentamento ao abuso sexual de crianças e adolescentes ‧ Foto: Divulgação

Tamanho da Fonte

A Caravana do Cuidar teve edição especial nesta quarta-feira (22), na Praça do Coqueiral, em Mangabeira. Além dos serviços oferecidos pela Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc), ela aconteceu em consonância com as ações referentes ao Maio Laranja, mês de combate à exploração sexual e abuso de crianças e adolescentes.

A secretária executiva de Direitos Humanos e Cidadania da Capital, Benicleide Silvestre, ressaltou a importância da sociedade se unir para que a denúncia seja feita. “Reforçamos nossa luta contra o abuso de crianças e adolescentes e queremos dizer que estamos juntos da população dizendo não a qualquer tipo de violência, contando com todos vocês em uma data tão importante e necessária. É para as crianças que devemos trabalhar e encorajamos a população para que faça a denúncia junto aos Conselhos Tutelares e nas esferas municipal e nacional”, afirmou.

O objetivo da ação desta quarta-feira foi levar ao público conhecimento sobre como identificar e denunciar este tipo de violência, além de promover a integração e apresentação cultural de crianças e adolescentes que estudam nas escolas e CMEIs públicos de João Pessoa e de grupos culturais que fazem parte de organizações sociais, como Escola Viva Olho do Tempo, Casa Pequeno Davi e Aldeia SOS.

Irene Marinheiro, coordenadora geral da Rede Interestadual de Enfrentamento ao abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes na Paraíba (Redexi-PB), destacou a parceria entre a Prefeitura de João Pessoa e toda a rede de proteção. “As ações do Maio Laranja são uma parceira de todo o movimento das organizações, das redes de proteção com a Prefeitura. Estamos na luta, fazendo nossas mobilizações nos bairros para envolver toda a sociedade e chamando atenção para um problema seríssimo. No Brasil, ainda temos 320 crianças sendo exploradas sexualmente por dia e isso é assustador”, disse.

Além das apresentações culturais e informativos sobre o Maio Laranja, a Caravana do Cuidar ofereceu serviços do CadÚnico, Centro de Referência da Assistência Social (Cras), Odontomóvel, massagem, vacinação contra Influenza, aferição de pressão, teste rápido de glicemia e de proteção ao consumidor com o Procon-JP, totalizando 232 atendimentos.

Maio Laranja – As ações foram iniciadas no dia 8 de maio, com a abertura oficial no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), e seguem até o fim do mês com rodas de diálogos nas escolas municipais, Cozinhas Comunitárias, Centros de Referência da Cidadania e bairros da Capital, contando com o apoio das Secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes), Educação e Cultura (Sedec) e Turismo (Setur), além dos Conselhos Tutelares e rede de proteção estadual.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.