Sousa/PB -
Projetos

SENAI adota estratégias para fortalecer a cultura da inovação e a modernização da capacidade produtiva da indústria da Paraíba

Já o Desafio SENAI de Projetos Integradores é uma competição com duração de seis meses, em que equipes multidisciplinares desenvolvem em sala de aula projetos inovadores que respondam a demandas industriais.

Da Redação Repórter PB

02/03/2021 às 09:36

Imagem

Tamanho da fonte

Através de uma atuação articulada entre instrutores e alunos, e aliando criatividade, tecnologia e empreendedorismo, o SENAI da Paraíba através da Unidade de Educação Profissional – UniEP tem auxiliado as indústrias na construção de projetos para resolver problemas reais do setor. A iniciativa é resultante da Saga de Inovação, cujo objetivo é estimular a cultura da inovação a partir do desenvolvimento de projetos como situação de aprendizagem.

Em 2021, buscando uma aproximação ainda maior com o setor industrial, o SENAI estará desenvolvendo uma série de ações, entre elas a captação e proposição de soluções para as demandas das indústrias do estado; e a realização de análise do cenário da evasão e a estruturação de um SENAI Lab que é um espaço colaborativo com o objetivo de fortalecer a inovação, a cultura do empreendedorismo e o compartilhamento de ideias por meio de atividades práticas de criatividade, como referência de trabalho.

Outra ação será a criação da Incubadora SENAI. “Estamos preparando um ambiente em cada escola do SENAI, com o objetivo de abrigar o desenvolvimento de negócios, oferecendo estrutura capaz de estimular, fornecer e agilizar a transferência de resultados de pesquisa para atividades voltadas à produção”, ressaltou Janildo Sales, gerente Executivo de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação do SENAI PB.

As ações são resultantes da SAGA que é composta por três etapas, Grand Prix de Inovação, Desafio SENAI de Projetos Integradores e o Inova SENAI, onde a instituição oferece um suporte fundamental para as indústrias. “O SENAI da Paraíba, conectado com o binômio inovação-competitividade, está direcionando as ações de estratégias educacionais para unir as principais demandas industriais com o desenvolvimento de soluções realizadas pelos nossos alunos”, explicou Thiego Brandão, supervisor de Estratégias Educacionais do SENAI.

O Grand Prix SENAI de Inovação é uma corrida de inovação aberta, em que equipes multidisciplinares (alunos de diferentes cursos e Unidades SENAI) criam, desenvolvem e prototipam soluções inovadoras para desafios reais de indústrias e da sociedade.

Já o Desafio SENAI de Projetos Integradores é uma competição com duração de seis meses, em que equipes multidisciplinares desenvolvem em sala de aula projetos inovadores que respondam a demandas industriais.

Com relação ao Inova SENAI, é uma Mostra que acontece anualmente a nível estadual, e a cada dois anos nacionalmente, como parte da Olimpíada do Conhecimento, com foco em validação de negócios inovadores desde a concepção, planejamento, prototipagem até a apresentação e negociação com possíveis investidores.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.