Sousa/PB -
Evento

Gestão de recursos hídricos na Paraíba será tema de seminário em Campina Grande

O objetivo do estudo é trazer maior eficiência aos serviços prestados à população, por meio da implementação de ferramentas modernas de mapeamento estratégico e gestão de projetos.

Da Redação Repórter PB

08/11/2019 às 16:03

Imagem UFCG

UFCG ‧ Foto: Repórter PB

Tamanho da fonte

O Governo do Estado, por meio da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Agência Nacional de Águas (ANA) realizam, na próxima terça-feira (12), seminário sobre as Potencialidades do Planejamento Estratégico e Gerenciamento de Processos para a Melhoria da Gestão Estadual de Recursos Hídricos na Paraíba. O evento, que ocorrerá das 8h30 às 16h30 no auditório da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), objetiva apresentar um projeto conjunto de pesquisa desenvolvida entre as três instituições, para autoridades e gestores estaduais.

O evento reunirá diversos pesquisadores, como o professor Dr. Kepler Borges França – reconhecido internacionalmente por seus estudos e esforços na área de dessalinização da água para abastecimento rural. Representantes das três instituições debaterão sobre os desafios territoriais para a gestão no Estado. Na ocasião, os pesquisadores associados do Ipea José Adson Cunha e Lívia Antunes apresentarão os resultados preliminares do projeto que mapeou e modelou processos de fiscalização, outorga e licença, cobrança e protocolo emitidos pela Aesa, além de ter auxiliado na construção de um painel de indicadores.

O objetivo do estudo é trazer maior eficiência aos serviços prestados à população, por meio da implementação de ferramentas modernas de mapeamento estratégico e gestão de projetos, detalhando rotinas importantes da Aesa. Na Paraíba, os principais desafios nessa área envolvem a gestão de poços, o crescimento acentuado da aquicultura, a irrigação e a transposição do São Francisco. Parcerias como a realizada entre as três instituições têm atuado para mitigar os impactos desses desafios e tornar mais eficientes e céleres os serviços prestados à população, como as outorgas – concessões legais que asseguram ao usuário o direito de utilizar recursos hídricos.


Serviço:
Evento: Potencialidades do Planejamento Estratégico e Gerenciamento de Processos para a Melhoria da Gestão Estadual de Recursos Hídricos na Paraíba
Data: 12 de novembro
Horário: 8h30 às 16h30
Local: Auditório José Farias Nóbrega, Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Extensão, R. Aprígio Veloso, 882 - Universitário.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.