Sousa/PB -
Projetos

Mostra de iniciação científica da Escola SESI da Paraíba foi aprovada como afiliada da maior feira de ciências da América Latina

Em cada edição, os projetos apresentados na MIC são avaliados por uma comissão formada por especialistas com experiência em iniciação científica e pesquisa.

Da Redação Repórter PB

11/09/2020 às 07:38

Tamanho da fonte

Com a proposta de incentivar a iniciação científica no Ensino Médio, por meio do estímulo de ações voltadas para pesquisa, ensino e extensão, a partir da elaboração de projetos nas áreas de ciências, tecnologia, matemática e engenharia, as Escolas da Rede SESI na Paraíba criaram a Mostra de Iniciação Científica - MIC.

Em cada edição, os projetos apresentados na MIC são avaliados por uma comissão formada por especialistas com experiência em iniciação científica e pesquisa. Os visitantes também votam no projeto que mais se identificou, através de uma urna eletrônica que simula uma eleição. Os projetos mais votados são premiados.

No último mês de agosto, a Mostra teve aprovação para se tornar afiliada da Mostratec Virtual, a maior Feira de Ciências e Tecnologia da América Latina, que será realizada pela Fundação Liberato, entre os dias 09 e 11 de dezembro deste ano.

Com isso, os projetos desenvolvidos pelos alunos do SESI no Laboratório de Iniciação Científica-LIC, serão apresentados na Mostra, ganhando uma maior visibilidade perante a comunidade científica do Brasil e do Mundo

“A Escola SESI Paraíba tem sido referência na implantação de projetos voltados para o desenvolvimento de pesquisas nas áreas de ciências, tecnologia, engenharia e Robótica. Estamos muito felizes com a aprovação da Mostra de Iniciação Científica na MOSTRATEC, isso é resultado de um trabalho educacional com ênfase na formação integral do sujeito, porque participando de uma feira deste nível o discente está preparado para ingressar na universidade, como também no mercado de trabalho. Esse resultado comprova que cada vez mais estamos elevando a qualidade da educação em nosso estado”, afirmou Katharine Hluchan, gerente de Executiva de Educação do SESI na Paraíba.

Durante a Mostratec será realizada a apresentação de projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento humano, realizados por jovens cientistas do ensino médio e da educação profissional técnica de nível médio.

A feira é realizada desde 1994 e passou a ser de caráter internacional. A cada edição conta com a participação de 752 projetos de pesquisa: 420 do Ensino Médio e da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, 260 do Ensino Fundamental e 72 projetos da Educação Infantil, do Brasil e de vários países. Durante a programação são realizados ainda eventos integrados como: Seminário Internacional de Educação Tecnológica (SIET), Robótica Educacional e atividades esportivas e culturais.

A cada ano, vem aumentando o número de visitantes e participantes, dentre eles empresários, autoridades nacionais e internacionais, profissionais de diversas áreas, educadores, estudantes, imprensa e comunidade em geral, tornando a Mostratec um dos principais eventos educacionais do país.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.