Sousa/PB -
Atividades

Mês da Mulher: Mostra Matriz segue em João Pessoa, Campina Grande e Cajazeiras

Em seguida, Lua Camboatá e Karla Oliveira apresentam o espetáculo de dança “Corpa Futurista”. Fechando a noite, tem show da banda Coco de Oxum.

Da Redação Repórter PB

19/03/2024 às 10:55

Imagem Mostra Matriz segue em João Pessoa, Campina Grande e Cajazeiras

Mostra Matriz segue em João Pessoa, Campina Grande e Cajazeiras ‧ Foto: Divulgação

Tamanho da fonte

Depois de passar pelo município de Cabedelo, a Mostra Matriz chega a João Pessoa, nesta quinta-feira (21). As atividades ocorrem, a partir das 19h, e têm como palco o Teatro Paulo Pontes, no Espaço Cultural. Quem abre a noite é o espetáculo circense “Trovoada vem aí", encenado por Guadalupe Merki, sob direção de Nika Barros.

Em seguida, Lua Camboatá e Karla Oliveira apresentam o espetáculo de dança “Corpa Futurista”. Fechando a noite, tem show da banda Coco de Oxum. O acesso à programação é gratuito e a distribuição de senhas começa às 18h e um único ingresso é válido para todas as atrações. A mesma dinâmica é adotada para os outros teatros.

Na sexta-feira (22), a programação segue para o Cineteatro São José, em Campina Grande, onde acontece apresentação do grupo SoulBrazil com o espetáculo de dança “RAXA”. No sábado (23), às 20h, a atração é o show musical “Lua Alves em pedaços: Música, poesia e performance”, que também faz parte do projeto Cine Cultural, em parceria com o Centro Cultural Banco do Nordeste.

No sábado (23), o Teatro Íracles Pires (ICA), em Cajazeiras, recebe, a partir das 19h, o Espetáculo circense “Uma Homenagem para Ela”, com Suellen Maria (Cia Pano de Cuscuz). Na sequência, Dhuda Moreira apresenta o solo teatral “Outubros”. A noite encerra com música nas vozes de Brianna Castilho e Karolaine Silva, que levam ao palco o show “Cantarelas”

A Mostra Matriz conta com a parceria da Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana (SEMDH) e busca reconhecer e visibilizar a produção cultural desenvolvida por mulheres artistas na Paraíba, com vistas ao enfrentamento das desigualdades de gênero e ao fortalecimento das redes de troca artística. A ação integra o Circuito Funesc, que promove atividades de circulação e difusão das produções artísticas em solo paraibano. As apresentações da Matriz tiveram início no dia 16 e se encerram no sábado (23), passando pelos teatros da Funesc em João Pessoa, Cabedelo, Campina Grande e Cajazeiras, com entrada gratuita.

Sinopses

Trovoada vem aí -  Em meio a um grande delírio cômico, Trovoada utiliza seu próprio método desenvolvido especialmente para guardar memórias e, assim, preservar o que se foi. Ela traz ao picadeiro memórias contadas ou vividas, repletas de experiências e emoções acumuladas no seu andar. Partilhando de forma divertida e poética algumas histórias, ela irá contar como desenvolveu uma grande habilidade: Trovoada vira aranha! A direção do espetáculo é de Nika Barros e a encenação, figurino e cenografia são de Guadalupe Merki.

Corpa Futurista – Com Karla Oliveira e Lua Camboatá. O experimento é uma manifestação artística que se desdobra ao vivo, caracterizada pela improvisação musical e dançante. Esta abordagem criativa busca integrar música e dança em uma composição autêntica, promovendo uma interação dinâmica entre as artistas e o ambiente. A trilha sonora é concebida a partir do diálogo entre as participantes, enquanto a movimentação é influenciada pela interação com os elementos presentes no espaço, tais como objetos, público, luzes, texturas e sons. O espetáculo surge da conexão de diferentes tradições da cultura paraibana como o coco de roda, a ciranda, tribo indígena e o cavalo marinho na intersecção com expressões afrodiaspóricas de outros países, como o Hip hop e a cultura Ballroom e o cenário de dança contemporânea e investigação somática difundido na formação em dança da UFPB.

Coco de Oxum - O grupo vem como os braços de um rio, para saudar a ancestralidade e o poder feminino através da brincadeira do Coco, ritmo tradicional do Nordeste, que há tanto tempo se mantém vivo através das Mestras e dos Mestres da Cultura Popular. Traz nas letras das músicas as vivências de amor, resistência, trabalho e cotidiano, traçadas pela espiritualidade, em canções autorais e releituras. É formado na paraíba, por mulheres, forças das águas de diferentes nascentes, que se juntam para continuar a ecoar a voz da grande mãe, de todo som. O grupo é formado por Dani (voz e tarol), Laíz de Oyá (voz e bumbo), Lau Capym (voz e agbê/ganzá), Priscilla Fernandes (voz e congas).

RAXA – Espetáculo do grupo SoulBrasil traz uma proposta coreográfica desenvolvida com base na vivência das dançarinas e interpretes Jéssika Andrade e Jack Keysy em eventos de Breaking dos quais participam. Os raxas são disputas que ocorrem geralmente em eventos de Breaking e têm o papel de manter a tradição original do breaking e da cultura Hip Hop, o respeito, o compartilhamento de energia, a diversão, a disputa. Na construção coreográfica as dançarinas utilizam elementos de cena do seu próprio cotidiano, tais como: mochilas, roupas, garrafa de água, formando diálogos entre os elementos e os movimentos, contextualizando e ilustrando o que nos chamaram mais atenção durante a pesquisa.

Lua Alves em Pedaços: Música, poesia e performance - O show parte do sonho da artista campinense de unir os seus trabalhos autorais, apresentados anteriormente de forma isolada, em um único projeto inédito - mas que ainda não teve a oportunidade de apresentar para o público. No palco, ela promete mostrar seu talento como cantora, compositora e instrumentista. Além de cantar dez das suas músicas autorais, Lua Alves vai tocar guitarra, sintetizador e flauta, intercalando poesias com performances únicas. O Show conta com uma equipe única e exclusivamente feminina e campinense, além de ser uma obra inédita e exclusiva para o Edital Mostra Matriz, pensada especialmente para o mês da mulher.

Uma Homenagem para Ela – O espetáculo mostra a história de uma mãe nada convencional. Seu nome é Batalhão. Ela queria apenas ensinar à filha, o melhor que sabe. Sapeca é uma criança muito espontânea e curiosa. Com isso, talvez os ensinamentos dessa mãe não sejam apreendidos da forma como ela planejou.

Mas, quis o destino que sua Sapeca partisse e sua mãe vai precisar se reinventar para manter seus ensinamos. O espetáculo parte desse lugar de renascimento de uma nova palhaça, que se enche de emoções antigas e recém-chegadas, fazendo uma homenagem para a pequena Sapeca que partiu tão precocemente. A direção e roteiro são do Projeto Pano de Cuscuz. Edição e operação de áudio e imagem são de Roberto Mariano. Encenação de Suellen Maria (Palhaça Batalhão) e Isadora Rodrigues (Palhaça Sapeca).

Outubros – Espetáculo inspirado no Diário de Dona Lurdinha que narra um difícil momento na sua vida: a morte de seu grande amor, Assis, pai de seus filhos, além do bebê que espera na barriga. Hoje, com 96 anos, Dona Lurdinha é mãe de Dudha Moreira, atriz que interpreta o seu papel. O monólogo conta com participação, em vídeo, de Erom Cordeiro e Ludmila Rosa.
 
“O nosso namoro começou em outubro de 1935. E nosso casamento no dia 15 de outubro de 1944. Eu nasci no dia 8 de outubro e, hoje, dia 17, estou escrevendo com o coração cheio de saudade e recordações porque hoje era o dia do aniversário do meu querido Assis. Se fosse vivo, era hoje que meu adorado e inesquecível amor completaria 54 anos. E para maior recordação e para mais ainda magoar a grande ferida do meu coração, minha linda filha que nasceu depois de quatro meses que seu pai morreu, nasceu também em outubro, no dia 6 deste mês, que tanto me faz lembrar a criatura que mais amei em toda minha vida”.

Cantarelas - Projeto pensado e executado pelas cantoras e compositoras Brianna Castilho e Karolaine Silva para saudar as mulheres que constroem suas identidades religiosa e artística. Brianna Castilho, mulher trans cajazeirense multiartista: cantora, compositora, poeta, performer que, além de cantar no coral do Lar dos Idosos, vem desenvolvendo trabalhos solo.

Karolaine Silva, natural de Santa Cruz no Rio Grande do Norte, mudou-se pra Cajazeiras em 2017 para cursar História na UFCG, onde se fixou, e desde então produz artisticamente na cidade. Cantora, percussionista, ativista negra e produtora cultural, integrante do grupo percussivo Capim Açu. Cantarelas é uma homenagem a todas as mulheres negras e trans do Brasil. Uma saudação à ancestralidade. O show é divido em quatro blocos: o primeiro, “Saudação às Deusas ancestrais”, em nome de Iemanjá, Oxum, Nanã e Iansã; no segundo bloco, “Saudação às Deusas paraibanas”, as artistas perpassam por algumas gerações de mulheres que construíram e constroem a música do estado da Paraíba; no terceiro bloco, “Saudação as Deusas que aquecem nossos corações”, Cantarelas fala de mulheres que fizeram história na música brasileira pelas suas potências vocais, e pelas letras. O show encerra com o bloco “Saudação às Deusas da cultura popular”, brindando o público com uma grande festa, com ciranda, coco e samba de roda.

Serviço
Mostra Matriz 2024 - Mês das Mulheres
 
João Pessoa
Local: Teatro Paulo Pontes
 
21/03, quinta-feira
19h - Espetáculo circense “Trovoada vem aí", com Guadalupe Merki - classificação: livre
20h - Espetáculo de dança “Corpa Futurista”, com Lua Camboatá e Karla Oliveira
21h - Show da banda Coco de Oxum
 
Campina Grande
Local: Cineteatro São José
22/03, sexta-feira
20h – Espetáculo de dança “RAXA”, com SoulBrazil – classificação: livre

23/03, sábado
20h - Lua Alves (Campina Grande)
Nome do Show: Lua Alves em pedaços: Música, poesia e performance
 
Cajazeiras
Local: Teatro Íracles Brocos Pires (ICA)
 
23/03, sábado
19h - Espetáculo circense “Uma Homenagem Para Ela”, com Suellen Maria (Cia Pano de Cuscuz)  - Classificação: Livre
20h - Espetáculo teatral “Outubros”, solo de Dhuda Moreira - Classificação: Livre
21h - Show “Cantarelas”, com Brianna Castilho - Classificação: Livre

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.