Sousa/PB -
Histórias

Documentário registra depoimentos sobre experiências vividas em unidade da Fundac

O documentário foi idealizado pelo professor de Projeto de Vida do CSE, Edson Bernardo, com registros de falas de professores, agentes e vice-direção de unidade.

Da Redação Repórter PB

28/04/2022 às 17:10

Imagem Centro Socioeducativo Edson Mota (CSE)

Centro Socioeducativo Edson Mota (CSE) ‧ Foto: Internet

Tamanho da fonte

“Histórias que Conto” é o título de um documentário lançado pela Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente ‘Alice de Almeida’ (Fundac), por meio do Centro Socioeducativo Edson Mota (CSE), com registros dos momentos e experiências vividas na unidade socioeducativa. A ideia é que a iniciativa seja expandida para as demais unidades de internação do Estado com depoimentos sinceros e espontâneos de professores, direção e agentes socioeducativos.
 
O documentário foi idealizado pelo professor de Projeto de Vida do CSE, Edson Bernardo, com registros de falas de professores, agentes e vice-direção de unidade. Segundo ele, ‘Histórias que Conto’ é um documentário no qual as pessoas ficam à vontade para prestar seu depoimento sobre momentos e histórias vividas dentro da unidade CSE. “É a vivência do dia-a-dia através das histórias que conto”, pontuou.
 
O documentário foi dividido em quatro temas diferenciados. O primeiro tema ‘Historia que Conto’ conta com depoimentos na visão de professores, agentes e vice-direção. O segundo ‘Vida que Segue’ e o terceiro ‘A Transformação já é Visível’ envolvem professores que passaram pela unidade e o quarto ‘Nunca é tarde para Recomeçar’ mostrará um dos sonhos dos adolescentes como protagonistas dentro da socioeducação.
 
O ex-diretor da unidade, Waldir Victor, contou que trabalhar na socioeducação é desafiador. “Nós viemos com proposta de ensinar, mas também aprendemos muito”, disse, ressaltando que nos anos em que vem trabalhando aprendeu muito também com os socioeducandos e com toda equipe.
 
“Há uma palavra, superação, que falamos muito. Para exemplificar, um dia, ao vir para a unidade, parei em um posto de combustível para abastecer e veio uma frentista, me atendeu e me olhou de forma diferente, depois chegou e disse: ‘olha, você já foi diretor de uma unidade de internação. Eu fui interna e lhe agradeço muito porque você foi muito importante na minha vida’. Então eu ganhei o dia porque a gente sempre pensa que tá mostrando o melhor caminho, quando nossa vida também está sendo transformada vendo um exemplo desse”, relatou Waldir.
 
Plenária on-line - Esta semana o documentário foi exibido em plenária on-line com professores da unidade, seguido de debate. O documentário ficará no drive da Escola Almirante Saldanha aberto a qualquer professor das unidades para que todos possam, se assim desejarem, compartilhar essas experiências e fazer o documentário da sua unidade.
 
“É um caminho que está sendo aberto para apresentação das perspectivas dos professores e funcionários das unidades”, disse o professor Edson Bernardo, destacando que o bom disso tudo é que conseguiu fazer um núcleo envolvendo professor, pedagogo, agente e vice-direção. Cada documentário será exibido por bimestre, com tema diferenciado e também para os alunos da Escola Almirante Saldanha durante as aulas dele.
 
Participaram do documentário Waldir Victor, ex-vice-diretor do CSE, Débora Raquel, vice-diretora do CSE, Emerson Emanoel, professor de Língua Portuguesa, Taís Enedino, professora de Projeto de Vida, Marcone Vita, agente socioeducativo, Wagner Oliveira, professor de Geografia e Cassiana Morais, professora de Matemática.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.