
09/04/2026 às 16:31
Após impasse de 20 anos, as barracas da Praia do Futuro estão regularizadas. O entendimento foi possível graças a acordo histórico celebrado entre governo do Ceará, União, prefeitura de Fortaleza e empresariado. O acordo evitou a demolição das estruturas prevista em processo judicial.

O advogado-geral da União substituto, Flávio Romã, reiterou a importância do acordo que foi assinado esta semana:
"A gente precisava compatibilizar o acesso de todos à praia com o exercício legítimo da atividade comercial pelos barraqueiros. Essa foi a finalidade, na forma que o prefeito colocou, trazendo a iluminação pública, trazendo o Estado para próximo, que isso retira também aqueles indivíduos que contrariam a lei das proximidades onde tem Estado, a facção não se instala, também a gente vê um pouquinho disso. Então a gente concilia o direito do barraqueiro com o acesso de todos à praia."
Ouça também 🎧: Barracas da Praia do Futuro são regularizadas depois de 20 anos
A presidente da Associação dos Empresários da Praia do Futuro, Fátima Queiroz, só vê perspectivas boas tanto para quem trabalha no local quanto para toda a sociedade cearense:
"Estamos, na verdade, muito felizes com esse momento, com essa construção, e certos de que desafios virão mas que a gente travará outras lutas se necessário. O importante é manter essa economia ativa, esse ecossistema ativo, essa Praia do Futuro dando sempre o melhor dela. Patrimônio cultural do Brasil e eu digo que essa é a praia mais gostosa do Brasil."
O acordo prevê a manutenção do local já utilizado, mas com adequações estruturais, garantindo segurança jurídica e ambiental para o local. O entendimento diz ainda que um valor deve ser pago pelos donos das barracas de forma facilitada, referente ao uso do espaço pelos últimos 10 anos.
Para ler no celular, basta apontar a câmera