Sousa/PB -

Extras

No dia do astronauta, saiba como se tornar um

Rádio Agência

09/01/2026 às 15:34

Tamanho da Fonte

Nos filmes de ficção científica, eles estão sempre em alguma missão espacial, realizando pesquisas e viajando em naves interplanetárias. 9 de janeiro é comemorado o dia daqueles profissionais que se dedicam à exploração do espaço, os astronautas.

De acordo com o planetarista e mestrando em física da UFBA, Gabriel Rezende, existem formações acadêmicas específicas para um candidato concorrer à carreira de astronauta.

"Então, se a gente pensa, né, na principal função do astronauta quando ele vai para uma missão espacial, a gente tem né, como principal objetivo ali, uma pessoa né, um profissional que vai executar experimentos de diferentes naturezas né, experimentos científicos, experimentos relacionados à engenharia, experimentos relacionados à sistemas computacionais. Então a partir daí a gente já consegue tirar um pouquinho da formação que esse profissional precisa ter. Então, no geral, a formação de um astronauta tá relacionado com áreas de ciência e tecnologia, como por exemplo física, biologia, química, profissionais relacionados à engenharia, a maior parte dos astronautas de fato são engenheiros, né? Aí você tem diferentes tipos de engenheiros, engenheiros elétricos, de automação. E aí você também tem médicos que são astronautas, né? Então, se a gente pensa, por exemplo, nas missões que tem órbitas de longos períodos, né? Como, por exemplo, o caso da Estação Espacial Internacional, você precisa de ter alguma pessoa ali que cuida dos outros astronautas, né?"

O planetarista informa como ocorre o processo para ser considerado um astronauta. Esta formação acontece em uma agência internacional, desde que o candidato tenha nacionalidade daquele país.

"Você precisa de criar também, além de um perfil acadêmico, um perfil profissional nessa área e, além de tudo isso, tem um bom condicionamento físico também, né? Então, você vai passar ali por diversos testes físicos para aguentar sobreviver a microgravidade. Então, uma vez que você cria esse perfil, né, que as agências espaciais procuram, você precisa de se candidatar diretamente através de um processo seletivo de uma agência espacial. Esses processos seletivos, infelizmente, eles são raros e bem concorridos, né? Porque não é sempre que as agências espaciais, elas tão com essas oportunidades em aberto, mas uma vez que você consegue ser selecionado, né? Você vai passar ali por uma série muito intensa, na verdade, de treinamento técnico, treinamento acadêmico, treinamento físico e aí uma vez que você consegue passar por todas essas etapas, você é considerado um candidato a astronauta. Você só vai ser considerado de fato um astronauta uma vez que você vai para uma missão espacial e vai para o espaço".

As pessoas que se interessam em seguir a carreira de astronauta também tem a opção de participar de algum programa de missões espaciais, promovido por empresas privadas.

"Eu estava comentando sobre essa formação mais clássica, né? Dos De como se torna um astronauta através de agências espaciais como a NASA, a ESA, que é a agência espacial europeia, mas existem também agências espaciais, não exatamente agências espaciais, né? Mas empresas que trabalham trabalham com missões espaciais que são privadas. E aí as pessoas que operam, né, esses equipamentos que são lançadas para o espaço através dessas agências, também são consideradas astronautas. É um tipo de formação diferente dos astronautas clássicos, por assim dizer, mas também são astronautas, né? E aí a gente tem algumas empresas que nesses últimos anos têm desenvolvido os programas espaciais, né, para lançar pessoal no espaço. E aí a gente teve, inclusive, um brasileiro que foi lançado, acho que foi em 2022 no espaço em um voo suborbital, né, pela empresa que se chama Blue Orange".

3:34

Continuar lendo ...
Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera