
29/12/2025 às 07:30
O diagnóstico científico para o planeta Terra em 2025 é de alerta vermelho. No oitavo episódio do podcast S.O.S! Terra Chamando!, especialistas de diferentes áreas destacam a necessidade da humanidade atuar pela segurança ambiental.

O Brasil ocupa um papel central nesse cenário de emergência. Com a Floresta Amazônica atuando como um gigantesco regulador térmico e reservatório de carbono, qualquer avanço do desmatamento compromete o "sistema respiratório" global.
O professor Paulo Artaxo (USP) explica que a perda de cobertura vegetal não gera apenas aquecimento local. "Se este carbono for deslocado para a atmosfera através do desmatamento e da degradação, podemos agravar em muito o efeito estufa global e levar o planeta a um colapso do sistema climático", afirma. Os impactos já são sentidos na economia, com a alteração do regime de chuvas que afeta o agronegócio e a geração de energia hidrelétrica.
Outro ponto central do episódio é a discussão sobre os Limites Planetários, conceito criado em 2009 para definir o espaço seguro de operação da humanidade. O cientista e ambientalista Alexandre Costa traz um prognóstico sombrio: dos nove limites essenciais para o equilíbrio da Terra, seis já foram ultrapassados, incluindo clima, biodiversidade e poluição química. A regeneração, segundo Costa, não acontece da noite para o dia. Mesmo com ações imediatas, o planeta levaria séculos para estabilizar as temperaturas e milênios para equilibrar a química dos oceanos.
Diante da gravidade dos dados, o episódio também desconstrói a ideia de que a exploração espacial seria uma rota de fuga para a espécie humana. Ricardo Ogando, do Observatório Nacional, reforça que Marte ou qualquer outro destino espacial exigiria um estilo de vida artificial, caro e extremamente hostil. "É muito mais barato ficar na Terra e cuidar dela. Essa é uma conta fácil de fazer", resume o astrônomo.
O episódio é um convite à reflexão entre causas e consequências que nos trouxeram até aqui, reforçando que, sem planeta saudável, não há futuro para a civilização.
👉 Ouça agora e siga o podcast S.O.S! Terra Chamando!, no seu tocador favorito!
💻 Em breve com interpretação em Libras no canal da Rádio Nacional no YouTube.
💬 Você pode conferir, no menu abaixo, o roteiro base do episódio, a tradução em Libras e ouvir o podcast no Spotify.
S.O.S! Terra Chamando! -Terra Entubada
🎵 Abertura 🎵
🎵 Barulho hospital marcador de sinais vitais 🎵
Dr. Cruz (Pablo Aguilar): Terra?? Terra???.... ATENÇÃO, UNIDADE!!!! PRECISO DE REFORÇO NO LEITO 2025!
Terra (Georgiana Góes): …. Tá difícil respirar!!
Dr. Cruz: Terra, presta atenção aqui em mim. Sua saturação está muito baixa. Vamos precisar te ajudar com a respiração.
Terra: EU VOU MORRER, DR!
Dr. Cruz: Precisa confiar em mim: nós vamos sedá-la e...
Terra: AHNNNN…
Dr. Cruz: Senhores, vamos dar início à preparação para a entubação orotraqueal!
🎵Sobe Som 🎵
Adrielen Alves: A Terra está entubada! Ela agora só respira com a ajuda de aparelhos. O Dr. Cruz decidiu intervir ao perceber a redução drástica da saturação.
Dr. Cruz: É a entubação… um procedimento invasivo… mas, neste momento, a única chance de manter a Terra viva.
Adrielen: Bem, eu já sinto falta da Terra por aqui! Como seguir sem a interação irônica e sábia dessa nossa estrela? Ops, estrela não, planeta!
Dr. Cruz: Embora sedada e inconsciente, é possível que ela tenha sonhos.
Adrielen: Ou pesadelos, né, Dr. Cruz! Até agora, é o que temos visto por aqui. Se fizermos uma rápida recapitulação, vimos que a Terra chegou na UTI em esgotamento, teve complicações respiratórias, febre, ansiedade. Deu-se o nome de Antropoceno ao causador de toda a desordem.
Se tudo isso fosse só na ficção, sem nenhuma conexão com a nossa realidade, mas….
Dr. Cruz: Não é! Não é! Tem conexão, sim!
Adrielen: O fato é que a Terra — a do podcast ou o nosso planeta — está em alerta vermelho! Eu sou Adrielen Alves, jornalista de ciência. Este é o episódio oito da primeira temporada do podcast: S.O.S! Terra Chamando! Uma parceria da Empresa Brasil de Comunicação e da Casa de Oswaldo Cruz.
🎵Sobe Som 🎵
Adrielen: Oxigenação, baixa saturação, entubação. Parece que depois da pandemia de covid-19, todos nós estamos um pouco mais familiarizados com esses termos médicos, né? Embora não esteja contaminada pelo coronavírus, a Terra foi entubada como medida de emergência para garantir a respiração. Como costuma dizer o médico intensivista Rodrigo Biondi: uma "ventilação mecânica bem protetora".
Rodrigo Biondi: "A entubação, quando indicada, é um procedimento extremamente útil e ela consegue salvar vidas. Um paciente que tem, por exemplo, uma insuficiência respiratória, que não tem a entubação realizada, a mortalidade dele eleva-se demais. Uma vez indicada por uma baixa aguda e persistente do oxigênio, isso é uma indicação precisa."
Adrielen: A Terra está com os pulmões colapsados!! Se pudéssemos comparar este órgão vital em referência ao nosso planeta, seria comparável às árvores, às florestas.
Dr. Cruz: A situação, então, é realmente preocupante!!
Adrielen: Sim. Porque embora algumas nações tenham feito esforços, o mundo não conseguirá reverter o desmatamento global até 2030, principalmente por dois fatores: mudanças climáticas e incêndios. E o Brasil e a Floresta Amazônica são centrais nesse S.O.S. O professor Paulo Artaxo, da USP, explica:
Paulo Artaxo: "A floresta amazônica tem um papel fundamental na regulação climática. É um gigantesco reservatório de carbono. Se esse carbono for deslocado para a atmosfera através do desmatamento, realmente nós podemos agravar em muito o efeito estufa global e eventualmente levar o planeta a um colapso do sistema climático."
Adrielen: Ainda no modo comparação: os pulmões estão para as florestas, assim como o recurso da entubação está para o combate ao desmatamento. A intenção é salvar a vida! E eu vou relembrar aquela frase clássica da Terra...
Terra: EU DIGO E REPITO: TUDO ESTÁ INTERLIGADO!
Adrielen: Olha ela! Toda onipresente no nosso podcast! Consciente ou não, ela tem mostrado seus limites.
Terra: TUDO TEM LIMITES!
Adrielen: Até planeta tem limites! O conceito de Limites Planetários faz referência às condições essenciais para a segurança ambiental. Vamos ouvir o cientista Alexandre Costa.
Alexandre Costa: "Dos nove limites, seis já foram ultrapassados: clima, biodiversidade, uso da terra, água doce, ciclos de nitrogênio e fósforo e poluição química. É uma condição trágica."
Adrielen: E a regeneração do planeta leva tempo. Muito tempo.
Alexandre Costa: "Mesmo adotando todas as medidas agora, vamos precisar de séculos para retornar às concentrações de carbono e milênios para o ciclo do carbono nos oceanos retornar aos valores pré-industriais. É um caminho sem volta."
Adrielen: Com todo esse colapso, a Terra pode resistir como um planeta rochoso no sistema solar. Nós é que temos que entender que o risco é para todos os seres vivos.
Dr. Cruz: O prognóstico não será nada bom!
Adrielen: O escritor Tiago Novaes diz que a nossa extinção é uma realidade. Ouça na voz de Thiago Regotto:
Thiago Regotto: "Saberemos que o que nos destruiu foi uma crise de empatia, a falta de uma aliança íntima entre origens e fins, causas e consequências, passado, presente e futuro."
Adrielen: Mas nem tanto ao fatalismo! Que sorte a nossa respirar e ter um planeta com condições tão adequadas. Para Ricardo Ogando, do Observatório Nacional, o planeta possível é a Terra!
Ricardo Ogando: "Marte é um planeta extremamente complicado. Você não vai ter ar, vai ter radiação e um estilo de vida totalmente artificial. É muito mais barato ficar na Terra e cuidar dela. Essa é uma conta fácil de fazer."
Adrielen: Sem planeta B, C ou D. Faz o T! É T de Terra!
No episódio nove: o futuro da Terra e o nosso em jogo!
🎵Sobe Som 🎵
Adrielen: Este é o S.O.S! Terra Chamando! O podcast sobre a saúde do planeta. Uma co-produção da Empresa Brasil de Comunicação e da Casa de Oswaldo Cruz.
Eu sou Adrielen Alves, responsável pela idealização, roteiro e apresentação.
A pesquisa e a produção são de Anita Lucchesi e Teresa Santos. A edição de conteúdo é da Julianne Gouveia e a revisão é da Ana Elisa Santana.
Fazem parte da Comissão Técnico-Científica: Carlos Machado de Freitas, Carlos Henrique Assunção Paiva, Diego Vaz Bevilaqua, Dilene Raimundo do Nascimento, Magali Romero Sá e Tereza Amorim Costa.
Os atores são Georgiana Góes e Pablo Aguilar. A locução da leitura do texto do Tiago Novaes é do Thiago Regotto.
O apoio à produção ficou por conta de Adriana Ribeiro e Victor Ribeiro. A operação de áudio é de Álvaro Seixas, Thiago Coelho, Reynaldo Santos, Thales Santos e Reinaldo Shiro. A edição final e a sonoplastia são da Pipoca Sound.
Este episódio usa áudios de pesquisadores e especialistas em clima e saúde. Até a próxima!
🎵 Vinheta de Encerramento 🎵
🎵 Som de fita voltando 🎵
Beatriz Arcoverde: Também contribuíram na Coordenação de Processos, implementação e publicação nas plataformas: Equipe da Radioagência Nacional - EBC, Interpretação em Libras: Equipe de tradução da EBC, na edição de vídeo para o youtube: Mateus Araújo e o responsável pela arte: Vinícios Espangeiro.
🎵 Vinheta de Encerramento 🎵
Para ler no celular, basta apontar a câmera