Sousa/PB -

Extras

Inmet emite alerta vermelho por causa do calor em estados do Sudeste

Rádio Agência

26/12/2025 às 13:59

Tamanho da Fonte

O Instituto Nacional de Meteorologia elevou para vermelho o alerta de onda de calor que atinge os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e cidades de Minas Gerais e Espírito Santo.

Nessa quinta-feira, o Inmet havia emitido um alerta laranja para todos os estados da região Sudeste, além de áreas do norte do Paraná, extremo-leste de Santa Catarina, sul de Goiás e leste do Mato Grosso do Sul. No entanto, na manhã desta sexta, o órgão atualizou o aviso, classificando a situação como de grande perigo para a região Sudeste.

De acordo com a meteorologista Lady Custódio, do Inmet, o alerta vermelho é válido até o dia 29 de dezembro, segunda-feira: 

"Ali naquelas áreas já de São Paulo, Minas, Espírito Santo, Rio de Janeiro principalmente, né, ali em Curitiba, também algumas regiões litorâneas de Santa Catarina, então são as regiões assim que está sobre esse aviso, né? Então é bastante atenção aí para essas áreas", diz.

Apesar do calor, a meteorologista alerta para possibilidade de chuva em Minas Gerais: 

"Vem aí o verão no Hemisfério Sul, então a gente tem temperaturas mais elevadas mesmo. É muito comum nessa época a gente ter essas temperaturas elevadas, mas também tem as pancadas de chuva. Então boa parte do Brasil aí vai estar com pancadas de chuva. A exceção realmente no Nordeste, no interior do Nordeste, e também nessas regiões que está sob o aviso vermelho. Entretanto, a gente também está com previsão de algumas chuvas isoladas ali em Minas Gerais.", conta.

Nessa quinta-feira, no Rio de Janeiro, os termômetros chegaram a 41 Cº, levando a prefeitura a acionar o nível 3 de calor, em uma escala que vai até 5, usada para indicar a gravidade e a persistência das altas temperaturas. O secretário de Saúde do município, Daniel Soranz, chama a atenção para alguns cuidados que a população deve seguir nesse período. Em dois dias, quase mil pessoas foram atendidas nas unidades de saúde da capital fluminense.

"É o momento que a gente tem que ter mais cuidado com as crianças, que desidratam mais fácil, com os idosos, que também têm uma chance grande de desidratação. Também ficar atento com as pessoas que têm doenças crônicas — hipertensão, diabetes e outras doenças degenerativas — porque, nesse período, o risco de descompensação é ainda maior", aponta.

Nesta sexta-feira, o tempo segue firme no estado, com os termômetros acima dos 38 ºC na capital fluminense. Segundo as autoridades, pelo menos 22 cidades vão enfrentar esse calorão, no Rio.

Na capital paulista, as máximas devem ficar novamente entre 34 e 35 ºC, com sol forte durante boa parte do dia e aumento de nuvens no período da tarde. Brasília segue com tempo seco e temperaturas próximas dos 30 ºC. No Sul do país, o calor avança principalmente sobre o Paraná e o norte de Santa Catarina.

Já no Rio Grande do Sul, o calor tende a perder um pouco de força, mas ainda deve aparecer de forma significativa em áreas do norte do estado, intercalado com pancadas de chuva. O alerta laranja de tempestades segue e o estado está em monitoramento.

4:11

Continuar lendo ...
Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera