
25/12/2025 às 17:48
Territórios Indígenas vão passar a contar com multiplicadores formados em saúde ambiental. O Ministério da Saúde, em parceria com o Hospital Moinhos de Vento, capacitou 185 profissionais para trabalhar como Agentes Indígenas de Saneamento e técnicos em Saneamento.

A previsão é que, até 2026, 2.900 Agentes Indígenas de Saneamento e 128 técnicos sejam qualificados nos 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (Dsei). O projeto considera a diversidade social, cultural e geográfica desses territórios e busca enfrentar desafios relacionados à cobertura e à atenção diferenciada.
Os multiplicadores foram formados em sete oficinas presenciais e serão responsáveis por conduzir parte das 50 turmas de qualificação em saúde ambiental indígena. A última oficina de formação aconteceu em Alagoas e Sergipe.
O curso abordou temas como promoção da saúde, operacionalização e monitoramento de sistemas de saneamento ambiental, além de metodologias interculturais e participativas.
A capacitação ainda oferece materiais educacionais voltados à promoção da saúde e à prevenção de agravos relacionados ao saneamento ambiental.
Os resultados da iniciativa vão ser apresentados no Seminário Nacional de Saúde Ambiental Indígena, previsto para 2026, e divulgados em publicações científicas.
Segundo o MInistério da Saúde, a formação de multiplicadores é uma etapa estratégica para o fortalecimento das ações de saúde ambiental indígena.
1:58Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera