
18/12/2025 às 13:58
A Cúpula Social do Mercosul acontece nesta quinta-feira (18) e promove a participação da sociedade civil nas decisões do bloco.

O Brasil assumiu a presidência temporária do grupo de países em julho deste ano.
Nesta manhã de abertura, foram debatidos os desafios da conjuntura política regional do bloco, a integração econômica e social.
Andressa Caldas, do Instituto de Políticas Públicas de Direitos Humanos do Mercosul, lembrou os 50 anos da Operação Condor, campanha de repressão política e de terror de Estado, levada a cabo pelas ditaduras militares do Cone Sul, com o apoio dos Estados Unidos.
"Recordar os 50 anos da operação Condor não é um exercício do passado. Ele adquire uma relevância ainda mais importante. É uma advertência para o presente, nos lembra que o autoritarismo também se organizou, pode voltar a se organizar regionalmente, que a violência estatal pode se sofisticar e que retrocessos democráticos não acontecem de maneira isolada".
A Cúpula Social do Mercosul foi retomada em 2023, após sete anos de interrupção.
A embaixadora Gisela Padovan, Secretária de América Latina e Caribe do Ministério de Relações Exteriores, destacou os resultados obtidos pelo Brasil neste semestre, como o trabalho para aumentar o comércio intrabloco, que atualmente é de 11% do total; a busca por ampliar os acordos de livre comércio, como os já assinados com Singapura e a Associação Europeia; além da expectativa de acordo com a União Europeia.
"Adotamos uma estratégia de luta contra o crime organizado transnacional. Assinamos acordos de doação de órgãos, alimentação saudável, prevenção de doenças não transmissíveis. Prorrogamos o programa de escolas interculturais de fronteira. E vamos assinar agora, nesta cúpula, uma declaração especial sobre proteção da infância e adolescência no ambiente digital, que é um desafio dos tempos de hoje".
A Cúpula Social acontece, dias antes da Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Estados Associados, a ser realizada no próximo sábado (20) em Foz do Iguaçu, no Paraná.
O encontro vai marcar o encerramento da presidência temporária do Brasil no bloco.
2:10Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera