
08/11/2025 às 16:30
O Ministério da Saúde enviou, neste sábado (8), uma equipe da Força Nacional do SUS ao município de Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná. A cidade, do centro-sul do estado, foi atingida por um tornado, na noite dessa sexta-feira, que afetou 90% da área urbana. Seis pessoas morreram, duas estão desaparecidas e mais de 750 ficaram feridas.

A equipe é formada por cinco profissionais, incluindo um especialista em saúde mental em desastres, um médico sanitarista, um enfermeiro, um analista de recursos logísticos e um analista de incidentes e reconstrução assistencial. Os profissionais atuarão para garantir a reativação dos serviços de saúde local.
Com a destruição de parte significativa das unidades de saúde e o colapso parcial dos serviços de energia e abastecimento, os atendimentos de urgência foram redirecionados para o Hospital Regional de Laranjeiras do Sul, que atua como referência provisória para a região.
Caso seja necessário, a Força Nacional do SUS está pronta para instalar um hospital de campanha com capacidade de até 150 atendimentos diários. As primeiras ações incluem triagem e estabilização dos feridos, avaliação de risco sanitário decorrente da contaminação da água, por exemplo, e apoio psicológico à população.
A missão é coordenada, em conjunto, com a Defesa Civil Nacional, o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres, a Secretaria de Estado de Saúde do Paraná e a Prefeitura de Rio Bonito do Iguaçu.
1:51Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera