Sousa/PB -

Extras

Educação musical favorece raciocínio lógico, aponta professor

Rádio Agência

19/10/2025 às 09:09

Tamanho da Fonte

A música, quando incluída no processo de aprendizado desde cedo, traz benefícios na linguagem, na concentração e na criatividade. Segundo o professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e pesquisador das relações entre música, cultura e desenvolvimento, Armando Castro, a educação musical também favorece o raciocínio lógico e habilidades acadêmicas.

"No plano da sala de aula, vários estudos já apontam inúmeros benefícios da educação musical. Não só da questão linguística, mas eu acho que da memória, assim, por exemplo, raciocínio lógico, mas também assim, desenvolvimento cerebral, da dimensão da musicoterapia, que vai trabalhar inclusive não só a parte motora da fala, da cognição, mas também do desenvolvimento fino da coordenação motora, mas também a ampliação de repertórios", diz.

No Brasil, a educação musical é uma política pública regulamentada pela Lei 11.769 de 2008, que traz a música como conteúdo obrigatório para a educação básica.

"O que a gente observa em muitas escolas, assim, é um profundo despreparo, uma desqualificação, ausência de espaços apropriados para a educação musical. Não é somente a sanção de uma lei, não é somente o reconhecimento de uma lei, que vai resolver o problema, mas é a sua aplicabilidade", aponta.

Para além da legislação, o professor Armando Castro sugere ações que tornem a música mais presente nas práticas pedagógicas.

"Num plano geral, acho que o que acontece com a educação musical é um reflexo do que acontece com a educação, né, da formação de modo geral. Eu acho que passa por um desafio de se pensar um projeto de nação em que a educação realmente seja um elemento estruturante", completa.

1:51

Continuar lendo ...
Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera