Sousa/PB -

Extras

Câncer de mama: 10% dos casos têm origem hereditária

Rádio Agência

19/10/2025 às 16:00

Tamanho da Fonte

Cerca de 10% dos casos de câncer de mama têm origem hereditária. No Brasil, isso representa mais de 7 mil novos diagnósticos por ano. Cada paciente com câncer de mama pode ter parentes com até 50% de chance de herdar a mutação.  

Para alertar sobre esses casos, durante a campanha do Outubro Rosa, a Sociedade Brasileira de Mastologia do Rio de Janeiro reforça a importância do acompanhamento prévio e da detecção precoce.

A presidente da sociedade, a médica Maria Júlia Calas, afirma que buscar um oncologista o quanto antes pode aumentar as chances de prevenção.

"Se você tem histórico familiar de câncer, especialmente em casos diagnosticados em idade jovem, em homens ou se há vários casos em uma mesma família, procure um oncogeneticista. Converse sobre a possibilidade de realizar um teste genético. Tire suas dúvidas. Fale com um mastologista, mas não espere os sintomas aparecerem. E quanto mais cedo esse risco for identificado, maiores são as chances de prevenção ou de tratamento em fase inicial."  

O momumento do Cristo Redentor, no Corcovado, iluminado na campanha Outubro Rosa para alertar sobre o câncer de mama. O momumento do Cristo Redentor, no Corcovado, iluminado na campanha Outubro Rosa para alertar sobre o câncer de mama.
O momumento do Cristo Redentor, no Corcovado, iluminado na campanha Outubro Rosa para alertar sobre o câncer de mama. - Fernando Frazão/Agência Brasil

A presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia ainda destaca o pioneirismo da capital fluminense ao se tornar a primeira cidade do mundo a oficializar uma data dedicada exclusivamente ao tema: 21 de outubro é o Dia de Conscientização do Câncer de Mama Hereditário.

"Ela reforça o reconhecimento da oncogenética como uma área essencial da medicina, hoje oficialmente reconhecida no Brasil, e nos permite oferecer um cuidado mais individualizado, mais humano, mais eficiente às pessoas com essa predisposição genética. Mas na prática, o que é que isso tudo significa? Significa que hoje estamos com ferramentas poderosas. Temos testes genéticos acessíveis, um acompanhamento especializado, um rastreamento individual individualizado do tipo de câncer específico, tratamentos preventivos e medicamentos específicos."

Entre os sinais de alerta para uma investigação genética estão câncer de mama diagnosticado antes dos 40 anos; tumores bilaterais; múltiplos casos em uma mesma família e a presença de câncer de mama em homens.

 

2:17

Continuar lendo ...
Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera