03/07/2025 às 09:27
Nesta quinta-feira (3), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa da Cúpula do Mercosul, em Buenos Aires. O evento reúne líderes dos países membros para discutir os temas prioritários do bloco, e também marca a passagem da presidência temporária da Argentina para o Brasil.
A Cúpula teve início nessa quarta-feira (2), com a agenda como a do Ministro da Fazenda Fernando Haddad, que se reuniu no primeiro dia com os ministros das finanças do Uruguai, Paraguai e Argentina e publicou nas redes sociais que teve uma "ótima" conversa.
O presidente Lula chegou na quarta-feira à noite. É a primeira vez que Lula viaja para o país vizinho, desde que Javier Milei foi eleito presidente argentino, em 2023. Os dois líderes latino-americanos não têm reunião prevista nas agendas oficiais.
Nesta quinta (3), por volta das 8h , Lula se reuniu com o Presidente do Paraguai, Santiago Peña, na residência Oficial do Brasil em Buenos Aires.
Às 10 horas da manhã começa a Sessão Plenária da Cúpula de Presidentes dos Estados Partes do Mercosul e dos Estados Associados, que são Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru. A Cúpula acontece no Palácio San Martín, que é Sede do Cerimonial do Ministério das Relações Exteriores na Argentina.
Mais tarde, pouco antes das 13h, acontece a cerimônia de transmissão da Presidência temporária do Mercosul, para o Brasil. Entre as prioridades do Brasil à frente do bloco estão os planos de fortalecer a integração regional e priorizar o acordo com a União Europeia.
Por volta das 15h, o Presidente Lula embarca na Aeroestação Militar Aeroparque, em Buenos Aires, em voo direto para o Rio de Janeiro, com previsão de chegada ao Aeroporto Santos Dumont às 17h30.
1:42Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera