03/07/2025 às 12:48
O Banco Central autorizou, nesta quinta-feira (3), a C&M Software a retomar os serviços de operação do Pix, após ataque hacker. A empresa administra a troca de informações entre bancos e o Sistema Brasileiro de Pagamentos, que inclui o Pix.
Em nota, o BC informou que a decisão para restabelecer o serviço parcialmente foi autorizada depois que a empresa adotou medidas para reduzir a chance de novos incidentes.
As operações poderão ser restabelecidas em dias úteis; das 6h30 às 18h30; desde que a instituição participante do Pix concorde e com reforço do monitoramento de fraudes e limites transacionais.
Na segunda-feira, criminosos fizeram um ataque hacker à C&M. Eles teriam desviado recursos depositados por bancos em contas reservas mantidas no Banco Central. Após o ataque, o BC mandou a C&M desligar o acesso ao sistema.
Até o momento, o número valores desviados não foi confirmado. A C&M informou que acionou todos os protocolos de segurança após o ataque, com reforço de controles internos, auditorias independentes e comunicação direta com os clientes afetados.
A empresa disse que colabora com o Banco Central e a Polícia Civil de São Paulo. A Polícia Federal também apura o caso.
A BMP disse que estava entre as seis instituições financeiras atingidas, mas nenhum cliente teve recursos acessados.
O Banco Paulista afirmou que a situação interrompeu temporariamente o Pix, mas não comprometeu dados sensíveis nem gerou movimentações indevidas.
1:29Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera