Sousa/PB -

Extras

Plano Safra da Agricultura Familiar deve reduzir preços dos alimentos

Rádio Agência

01/07/2025 às 17:22

Tamanho da Fonte

O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, afirmou, nesta terça-feira (1º), que os preços dos alimentos vão cair com o Plano Safra da Agricultura Familiar, que prevê investimentos de R$ 89 bilhões para o crédito rural. O valor, que é recorde para o setor pelo terceiro ano consecutivo, será liberado por meio do Pronaf, o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar. 

No ano passado, o governo destinou R$ 76 bilhões em recursos para mecanização agrícola, novas linhas de irrigação sustentável, quintais produtivos para mulheres rurais, cooperativas e transição agroecológica.

Para o ministro, a iniciativa ajuda muito, porque os preços dos alimentos já estão baixando:

“O arroz baixou 33%, o feijão baixou 10%, a batata inglesa, 46%, a banana, 16% e o tomate, 29,7%. Ao mesmo tempo, o que nós temos? A inflação está baixando, e quem lidera essa baixa na taxa de inflação são os alimentos. Nós estamos vivendo um momento bom”.

Menos agrotóxico na lavoura

Sobre o Programa Nacional de Redução de Agrotóxicos, anunciado pelo presidente Lula nesta segunda-feira (30), Teixeira reforçou que o objetivo é diminuir a quantidade de agrotóxicos utilizados na lavoura e fazer uma transição para uma agricultura de base biológica:

“Todo bioinsumo, ou mesmo todo o produto químico que tiver substituição de um agrotóxico, será proibido o agrotóxico correspondente. Então, nós, agora, vamos fazer, digamos, um caminho contrário ao caminho que o Brasil já fez. Isto é, vamos aumentar os bioinsumos e diminuir os agrotóxicos. As próprias empresas podem fazê-lo. Nós temos que cobrar das empresas que elas tenham investimento em pesquisa e inovação”.

As declarações do ministro foram feitas durante participação no programa Bom Dia, Ministro, produzido pela EBC.

2:18

Continuar lendo ...
Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera