Sousa/PB -

Extras

Conclave para eleger novo papa começa no dia 7 de maio

Rádio Agência

29/04/2025 às 21:51

Tamanho da Fonte

Baixar

O dia em que o conclave vai começar já foi anunciado: 7 de maio. Mas quando a eleição do novo papa vai acabar? Essa resposta ninguém sabe. Isso porque o conclave só termina quando o mais votado alcançar dois terços dos votos. Enquanto essa maioria qualificada não for atingida, os cardeais seguem reunidos, com quatro votações por dia.
 
Séculos atrás, as eleições chegaram a durar semanas, mas, na era moderna, demoram, em média, dois dias. Em 1939, a votação foi a mais rápida da história recente da Igreja. Em um único dia, com três votações, foi escolhido o papa Pio XII. Em 2005, quando Bento XVI foi eleito, foram apenas quatro rodadas de votação. Por fim, Francisco foi escolhido com cinco votações.
 
Há quem diga que o próximo conclave deve se arrastar por mais tempo, porque grande parte dos cardeais é novata e precisa se conhecer.

A caminho da Congregação Geral, reunião de preparação para o conclave, alguns cardeais passaram rapidamente pela imprensa, já que não podem falar sobre as discussões. O cardeal Louis Raphael, patriarca de Bagdá, afirmou que o conclave deve ser curto, de dois ou três dias. Para ele, há uma atmosfera fraterna e sincera, é o espírito de responsabilidade de escolher alguém que continue o trabalho do Papa Francisco.
 
O cardeal Gregório Rosa Chavez, de São Salvador, também acredita que o novo pontífice será escolhido em dois ou três dias e que esse é o sentimento dentro da sala de reunião.
 
Padres que acompanham o processo no Vaticano seguem a mesma linha. O italiano Don Danielle defende que os cardeais concordarão rapidamente com o nome do futuro papa. Para ele, isso é um belo sinal de harmonia e unidade.
 
Qual é o palpite de Dom Danielle para o novo papa? Ele acredita que o pontífice será um nome que não esperamos. É aguardar para ver...

Vaticano- 07/12-2024 O Papa Francisco coloca a tradicional bireta vermelha, um chapéu de quatro pontas, na cabeça do novo cardeal durante uma cerimônia de consistório para elevar os prelados católicos romanos ao posto de cardeal, na Basílica de São Pedro, no Vaticano, em 7 de dezembro. 2024. REUTERS/Guglielmo Mangiapane/ Proibido reprodução Vaticano- 07/12-2024 O Papa Francisco coloca a tradicional bireta vermelha, um chapéu de quatro pontas, na cabeça do novo cardeal durante uma cerimônia de consistório para elevar os prelados católicos romanos ao posto de cardeal, na Basílica de São Pedro, no Vaticano, em 7 de dezembro. 2024. REUTERS/Guglielmo Mangiapane/ Proibido reprodução
© REUTERS/Guglielmo Mangiapane/ Proibido reprodução
Internacional Cardeais acreditam em processo rápido, de dois ou três dias Brasília 30/04/2025 - 08:00 TV Brasil / Rafael Guimarães Manuela Castro – Repórter da TV Brasil Morte papa papa Francisco conclave Vaticano quarta-feira, 30 Abril, 2025 - 08:00 2:05

Continuar lendo ...
Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera